Texto 1
A história dos povos está atravessada pela viagem, como realidade ou metáfora. Todas as formas de socieda-
de, compreendendo tribos e clás, nações e nacionalidades, colônias e impérios, trabalham e retrabalham a viagem,
seja como modo de descobrir o “outro”, seja como modo de descobrir o “eu”. É como se a viagem, o viajante e a sua
narrativa revelassem todo o tempo o que se sabe e o que não se sabe, o conhecido e o desconhecido, o próximo e
s o remoto, o real e o virtual. A viagem pode ser breve ou demorada, instantânea ou de longa duração, delimitada ou
interminável, passada, presente ou futura. Também pode ser peregrina, mercantil ou conquistadora, tanto quanto tu-
tica, missionária ou aventurosa. Pode ser filosófica, artística ou científica. Em geral, a viagem compreende várias
significações e conotações, simultâneas, complementares ou mesmo contraditórias. São muitas as formas das via-
gens reais ou imaginárias, demarcando momentos ou épocas mais ou menos notáveis da vida de indivíduos, famílias,
10 grupos, coletividades, povos, tribos, clás, nações, nacionalidades, culturas e civilizações. São muitos os que buscam
o desconhecido, a experiência insuspeitada, a surpresa da novidade, a tensão escondida nas outras formas de ser,
sentir, agir, realizar, lutar, pensar ou imaginar.
IANNI, Octavio. A metáfora da viagem. In: IANNI, Octavio. Enigmas da Modernidade-Mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. p.
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a) Identifique, no trecho abaixo, a palavra que denota uma ação recorrente das sociedades no tratamento do tema viagem.
“Todas as formas de sociedade, compreendendo tribos e clás, nações e nacionalidades, colônias e impérios, traba-
lham e retrabalham a viagem, seja como modo de descobrir 0 ‘outro’, seja como modo de descobrir 0 ‘eu’.” (linhas 1-3)
b) Segundo Octavio lanni, “a viagem compreende várias significações e conotações, simultâneas, complementares ou
mesmo contraditórias”. Ao longo do texto, o autor relaciona a noção de viagem a traços distintos e opostos entre si.
Observando os recursos coesivos empregados, faça o que é pedido a seguir.
i) Transcreva a passagem em que esses traços distintos estão contidos simultaneamente na noção de viagem.
ii) Transcreva a passagem em que esses traços distintos são postos de forma excludente na caracterização de viagem.
e) Mantendo o sentido original, reescreva a frase abaixo sem empregar a expressão sublinhada. Faça alterações, se
necessárias.
“A viagem também pode ser peregrina, mercantil ou conquistadora, tanto quanto turística, missionária ou aventurosa.”