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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2019)Número Original: 36Código: 6988783

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Verbos
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
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De acordo com o texto, a exposição no Morgan Library and Museum abrange qual período histórico? Quantas obras compõem a exposição? No trecho do segundo parágrafo “Almost always from afar, the monster was a substitute for those perceived to stray from the norm”, os trechos sublinhados podem se referir a que grupos sociais identificados no texto anterior “Medieval Monsters: Terrors, Aliens, Wonders”? Justifique sua resposta.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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Verbos

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Questões Parecidas

1(FGV - SP - 2013)Número Original: 21Código: 6341703

Segundo Semestre - Primeira Fase - Administração

Verbos
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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No trecho "Se mana Piedade tem casado com Quincas Borba” (L. 08 e 09), o verbo constitui monvr um tempo verbal que caiu em desuso na norma-padrão do português atual. uma forma linguística criada pelo autor para simular a linguagem coloquial. uma forma verbal que indica um fato futuro em relação a outro também futuro. um tempo do modo indicativo, empregado em lugar de outro do subjuntivo. um tempo composto que serve como variante do presente do indicativo.


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2(FGV - SP- SP - 2013)Número Original: 18Código: 6092385

Primeiro Semestre - Administração - Primeira Fase - Tipo A

Verbos
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2013
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Em relação ao marco temporal presente em cada um dos trechos abaixo, o verbo sublinhado indica anterioridade em: onv» E “Aos sete anos de idade imaginei que ia presenciar a morte do mundo”. “Em certo dia de 1910, sua cauda tocaria a Terra”. “O que aconteceu à noite foi maravilhoso”. “No dia seguinte, todos se cumprimentavam satisfeitos, a passagem do cometa fizera a vida mais bonita”. “pois ele se dá ao luxo de aparecer só uma vez a cada 76 anos”.


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3(PUC - RIO DE JANEIRO - 2013)Número Original: 1Código: 6462625

Vestibular - Primeiro Dia - Grupo 1 - Grupo 3 - Grupo 4 - Grupo 5

Verbos
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Questão de Vestibular - PUC - RIO DE JANEIRO 2013
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Texto 1 A história dos povos está atravessada pela viagem, como realidade ou metáfora. Todas as formas de socieda- de, compreendendo tribos e clás, nações e nacionalidades, colônias e impérios, trabalham e retrabalham a viagem, seja como modo de descobrir o “outro”, seja como modo de descobrir o “eu”. É como se a viagem, o viajante e a sua narrativa revelassem todo o tempo o que se sabe e o que não se sabe, o conhecido e o desconhecido, o próximo e s o remoto, o real e o virtual. A viagem pode ser breve ou demorada, instantânea ou de longa duração, delimitada ou interminável, passada, presente ou futura. Também pode ser peregrina, mercantil ou conquistadora, tanto quanto tu- tica, missionária ou aventurosa. Pode ser filosófica, artística ou científica. Em geral, a viagem compreende várias significações e conotações, simultâneas, complementares ou mesmo contraditórias. São muitas as formas das via- gens reais ou imaginárias, demarcando momentos ou épocas mais ou menos notáveis da vida de indivíduos, famílias, 10 grupos, coletividades, povos, tribos, clás, nações, nacionalidades, culturas e civilizações. São muitos os que buscam o desconhecido, a experiência insuspeitada, a surpresa da novidade, a tensão escondida nas outras formas de ser, sentir, agir, realizar, lutar, pensar ou imaginar. IANNI, Octavio. A metáfora da viagem. In: IANNI, Octavio. Enigmas da Modernidade-Mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. p. 1314 a) Identifique, no trecho abaixo, a palavra que denota uma ação recorrente das sociedades no tratamento do tema viagem. “Todas as formas de sociedade, compreendendo tribos e clás, nações e nacionalidades, colônias e impérios, traba- lham e retrabalham a viagem, seja como modo de descobrir 0 ‘outro’, seja como modo de descobrir 0 ‘eu’.” (linhas 1-3) b) Segundo Octavio lanni, “a viagem compreende várias significações e conotações, simultâneas, complementares ou mesmo contraditórias”. Ao longo do texto, o autor relaciona a noção de viagem a traços distintos e opostos entre si. Observando os recursos coesivos empregados, faça o que é pedido a seguir. i) Transcreva a passagem em que esses traços distintos estão contidos simultaneamente na noção de viagem. ii) Transcreva a passagem em que esses traços distintos são postos de forma excludente na caracterização de viagem. e) Mantendo o sentido original, reescreva a frase abaixo sem empregar a expressão sublinhada. Faça alterações, se necessárias. “A viagem também pode ser peregrina, mercantil ou conquistadora, tanto quanto turística, missionária ou aventurosa.”


Veja a resolução para saber se acertou!

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4(UERJ- aa - 2012)Número Original: 1Código: 6426103

Discursivo

Verbos
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Questão de Vestibular - UERJ 2012
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Depois de aposentar-se, José Maria passa a contemplar a natureza e a percebê-la de duas formas diferentes. Transcreva do texto uma passagem que exemplifique cada uma dessas percepções. Em seguida, explique a diferença entre elas.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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5(UERJ- aa - 2012)Número Original: 8Código: 6426097

Discursivo

Verbos
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Questão de Vestibular - UERJ 2012
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Vede o Menino-Deus, que está cercado (v. 11) As formas verbais deste verso modificam a representação do fato relatado, já que nas duas primeiras estrofes predomina o tempo passado dos verbos. Explicite o efeito estilístico causado pelo emprego de cada uma dessas formas verbais: uma no modo imperativo e outra no presente do indicativo.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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