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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNESP - 2017)Número Original: 9Código: 7002102

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Filosofia Clássica.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2017
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Imaginemos uma caverna subterrânea onde, desde a infância, geração após geração, seres humanos estão aprisio- nados. A luz que ali entra provém de uma imensa e alta fogueira externa. Entre ela e os prisioneiros há um caminho em que homens transportam estatuetas (pequenas estátuas) de todo tipo, com figuras de seres humanos, animais e todas as coisas. Por causa da luz da fogueira, os prisioneiros enxergam na parede do fundo da caverna as sombras das estatuetas transportadas atrás de um muro, mas sem poderem ver as próprias estatuetas nem os homens que as transportam. Como jamais viram outra coisa, Os prisioneiros imaginam que as sombras vistas são as próprias coisas. Que aconteceria, indaga Platão, se alguém libertasse os prisioneiros? Que faria um prisioneiro libertado? (Marilena Chaui. Convite à filosofia, 1994. Adaptado.) Na alegoria da caverna, a qual figura típica da filosofia de Platão correspondem os seres humanos aprisionados? E o pri- sioneiro que se liberta das algemas? Explique o significado filosófico dessas duas figuras.


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Filosofia Clássica.g

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Questões Parecidas

1(UEA - 2016)Número Original: 23Código: 7821797

Macro - Conhecimentos Gerais

Questões de identificações (Filosofia) Pensamento filosófico de Platão sobre o sentido do conhecimento e seu lugar na natureza das coisas .f
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Questão de Vestibular - UEA 2016
Questão de Vestibular - UEA 2016
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Platão procurou comprovar racionalmente sua teoria sobre a imortalidade da alma no diálogo Fédon. Argu- mentou que os vivos nascem dos mortos e os mortos dos vivos. Essa perspectiva filosófica platônica está na base de sua teoria do conhecimento e do método para alcançãá- “lo, que são, respectivamente, A) o subjetivismo e o paralogismo. B) a reminiscência e a maiêutica. C) o fisicalismo e a intuição. D) a fenomenologia e o formalismo. ) ( ( ( ( ( E) a sofística e o peripatetismo.


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2(UEL - 2021)Número Original: 10Código: 12907192

Fase Única - Prova de conhecimentos e redação - Tipo 1

Filosofia Clássica.g
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Questão de Vestibular - UEL 2021
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Leia o texto a seguir. Assim, a epopeia e a poesia trágica, também a cômica, [...] são, [...] produções miméticas. [...] mas não há nada em comum entre Homero e Empédocles, exceto a métrica; eis porque designamos, com justiça, um de poeta, o outro de naturalista em vez de poeta. ARISTÓTELES. Poética. 1447 a15; 1447 b16-21. 2. ed. Edição bilíngue. Trad. Paulo Pinheiro. Rio de Janeiro: Editora 34, 2017. p. 37 e 39; 43 e 45 Com base no texto e nos conhecimentos sobre Aristóteles, assinale a alternativa correta. a) Homero e Empédocles, por usarem a metrificação e discursos miméticos, falam dos deuses e heróis da mitologia e da presença deles na natureza. b) A escrita tanto de poetas trágicos como de filósofos naturalistas é definida pela métrica, ambos tratando racional- mente da natureza dos deuses. c) Mesmo usando métrica, Empédocles é um dos primeiros filósofos que tratam da natureza, enquanto Homero narra os mitos da tradição grega. d) Métrica e mimética de poetas e naturalistas expressavam o modo como os mitos explicavam o funcionamento da natureza e do cosmo. e) Empédocles e Anaximandro, filósofos naturalistas, escreviam em métrica, explicando como os deuses controlavam a natureza.


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     A     
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     C     
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3(UFU - 2022)Número Original: 12Código: 12917728

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Considerações filosóficas sobre a virtude no pensamento de Aristóteles .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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Em sua obra Ética a Nicômaco, Aristóteles (384-322 a.C.) utiliza uma metáfora para expressar a sua concepção de como viver uma vida feliz. Diz ele que “a função de um tocador de lira é tocar a lira e a de um bom tocador de lira é tocar a lira de modo excelente”. Do mesmo modo, viver de modo excelente é viver por meio da virtude (areté, em grego). Assinale a afirmação que melhor define o conceito de virtude segundo Aristóteles. A) Disposição de caráter para agir segundo um princípio racional que visa a felicidade. B) Disposição de caráter para agir de acordo com as leis divinas. C) Disposição de caráter para escolher os extremos das paixões. D) Disposição de caráter para buscar os prazeres e fugir dos desprazeres.


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4(UFU - 2022)Número Original: 9Código: 12917831

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Fundamentos filosóficos dos conceitos de ato, potência, matéria e forma no pensamento de Aristóteles .f
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Questão de Vestibular - UFU 2022
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Sobre as relações entre ato e potência e matéria e forma na filosofia de Aristóteles (384-322 a.C.), é INCORRETO afirmar que A) todo ente sensível, por exemplo, uma mesa ou um cavalo, é composto de matéria e de forma. B) na constituição de qualquer ente sensível, a matéria é a potência e a forma é o ato. C) o que faz com que algo seja o que é, por exemplo, um ser humano ou um boi, é a sua matéria. D) somente um ser em ato pode dar origem a um ente determinado, isto é, a um animal ou a um artefato.


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5(UECE - 2023)Número Original: 19Código: 12798188

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1 - Filosofia e Sociologia

Reflexões filosóficas sobre os poetas e a poesia no pensamento de Platão .f
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Questão de Vestibular - UECE 2023
Questão de Vestibular - UECE 2023
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“Efetivamente, um bom poeta, se quiser produzir um bom poema sobre o assunto que quer tratar, tem de saber o que vai fazer, sob pena de não ser capaz de o realizar. [...] os bons poetas têm aqueles conhecimentos que, perante a maioria, parecem expor tão bem.” PLATÃO. A República, 598e-599a. — 152 ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2017. Levando em conta a importância tradicional que a poesia tinha na formação/educação do homem grego, é correto dizer que a crítica de Platão à poesia se justifica porque A) B) D) a educação tradicional grega, através das narrativas poéticas, transmitia um conhecimento certo sobre os temas de que elas tratavam. o então desenvolvimento das técnicas, que se baseavam em saberes causais, punha em crise o lugar da poesia na educação grega. seria preciso afastar-se das tendências pedagógicas, como as sofísticas, que desprezavam o saber verdadeiro transmitido pela poesia. tinha em vista construir uma outra poesia grega, baseada nos mais recentes conhecimentos técnicos, científicos e filosóficos da pólis.


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