Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Questões Semelhantes

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UECE - 2017)Número Original: 29Código: 7871339

Um - Segunda Fase - Conhecimentos Específicos - Segundo Dia - Prova 1

Segunda Guerra Mundial (Hist.)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UECE 2017
Questão de Vestibular - UECE 2017
Exibir texto da questão

Atente aos seguintes excertos: “[...] Agora, saindo dessa dura crise, tinha ele, graças a Viena, cidade envenenada mas tão instrutiva, os olhos definitivamente abertos sobre os dois perigos — dupla face do mesmo gênio diabólico — que ameaçavam a própria existência do povo alemão: marxismo e judaísmo”; “Viena revela-lhe ainda um terceiro perigo: o parlamentarismo. [...] por curiosidade entra no Reichsrat* de Viena. Então sente-se tomado do mais vivo sentimento de repulsão. Espetáculo lamentável e ridículo.”. * Reichsrat - uma das casas que compõem o legislativo em países de língua germânica, similar à camara alta do parlamento inglês. CHEVALLIER, Jean-Jacques. As grandes obras políticas de Maquiavel aos nossos dias. trad. Lydia Christina. 5 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1990, p. 389. Em sua análise sobre a obra política de Adolf Hitler, Mein Kampf (Minha Luta), o historiador, jurista e professor francês Jean-Jacques Chevallier aponta a importância da passagem do jovem Hitler por Viena e o quanto suas experiências na capital austríaca serviram para fundamentar o pensamento do criador do Nazismo. Com base nos trechos apresentados, percebem-se três aspectos fundamentais do pensamento Nazista, quais sejam: A) 1- combate ao socialismo marxista — ou anticomunismo; 2- Ojeriza à presença de judeus — ou antissemitismo; e 3- totalitarismo oriundo da descrença no sistema de governo parlamentarista. B) 1- apoio ao socialismo marxista — ou comunismo; 2- estímulo ao pan-eslavismo; e 3- crença no sucesso da democracia representada pelo parlamento. C) 1- combate ao socialismo soviético — ou nacionalismo; 2- antieslavismo, apoio aos judeus alemães contra os judeus eslavos; e 3- antiliberalismo representado pelo apoio ao regime monárquico dos Habsburgos. D) 1- objeção ao pensamento marxista — ou anticomunismo; 2- combate ao pangermanismo que afastava os austríacos do Reich; e 3- crença no modelo parlamentarista de governo.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

Arraste para modificar a precisão.
Resultados Encontrados: 118

Prefere ver todos exercícios desse(s) assunto(s) do mesmo vestibular?

Segunda Guerra Mundial (Hist.)

Exibir Questões - UECE

Questões Parecidas

1(UEL - 2023)Número Original: 6Código: 12907361

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Questões com imagens (Hist.) Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Construção de memória nas expressões artísticas sobre a Segunda Guerra Mundial e o lançamento das primeiras bombas atômicas .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UEL 2023
Questão de Vestibular - UEL 2023
Exibir texto da questão

A imagem a seguir foi produzida pela fotógrafa japonesa Miyako Ishiuchi (1947-) e publicada em 2008 e tem como base a peça de roupa de uma vítima da bomba atômica na cidade de Hiroshima em 1945. bo al ISHIUCHI, Miyako. Hiroshima. Tokyo: Shueisha, 2008. Com base na imagem e nos conhecimentos sobre Segunda Guerra Mundial e Memoria, considere as afirmativas a se- guir. Il. A construção da memória histórica transcende o epi- sódio da bomba atômica sobre Hiroshima, envolvendo discursos que passam por linguagens de diferentes naturezas. H. Embora a imagem seja relevante para a produção do conhecimento histórico, ela é desconsiderada como fonte primária, na medida em que a História é feita com base em documentos escritos. HI. Idênticas em termos de composição atômica, as bom- bas nucleares encerraram a Segunda Guerra Mundial em 1945, sendo consideradas armas pacificadoras por norte-americanos e japoneses. IV. A ambiguidade é uma das possibilidades de conheci- mento por meio da arte, e a fotografia de Miyako Ishiu- chi permite a percepção do contraste entre a leveza e o fato histórico. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas | e Il são corretas. b) Somente as afirmativas | e IV são corretas. c) Somente as afirmativas Ill e IV são corretas. d) ) e Somente as afirmativas |, Ile Ill são corretas. Somente as afirmativas Il, Ille IV são corretas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UFU - 2022)Número Original: 36Código: 12917764

Dois - Primeira Fase - Objetiva - Tipo 1

Questões de identificações (Hist.) Aspectos das perseguições étnicas na barbárie do Holocausto .f Alemanha.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFU 2022
Exibir texto da questão

A primeira deportação em massa de judeus, organizada na Alemanha, que serviria para sondar o limiar de aceitabilidade da população, ocorreu justamente na região onde moravam meus avós (...); em outubro de 1940, mais de 6500 judeus foram deportados de Baden, do Palatinado e do Sarre para o acampamento francês de Gurs, localizado ao norte dos Pirineus. Para acostumar os cidadãos a tal espetáculo, as forças policiais tiveram o cuidado de manter minimamente as aparências, evitando a violência e fretando vagões de passageiros — e não trens de carga, como ocorreria mais tarde. Mas os oficiais queriam se certificar e saber o que o povo de fato pensava. Não hesitaram em operar em plena luz do dia, conduzindo procissões de centenas de judeus pelo centro da cidade até a estação, com suas malas pesadas, seus filhos em lágrimas e seus velhos exaustos, tudo sob o olhar de cidadãos apáticos, incapazes de demonstrar qualquer humanidade. No dia seguinte, os Gauleiter (líderes distritais) orgulhosamente informaram a Berlim que sua região era a primeira na Alemanha a ser judenrein (depurada de seus judeus). O Fihrer deve ter exultado por ser tão bem compreendido por seu povo: ele já estava maduro para “se deixar levar”. . SCHWARZ, Géraldine. Os Amnésicos: História de uma família europeia. São Paulo: Editora Ayiné, 2021. (Adaptado). Apesar de negros, ciganos, eslavos e pessoas com deficiências físicas também terem sido alvo do terror genocida nazista, o holocausto ficou marcado principalmente pela tentativa de eliminação do povo judeu. Nesse contexto histórico, é correto afirmar que os idealizadores da chamada “Solução Final” foram A) Hermann Góring e Reinhard Heydrich. B) Rudolf Hess e Albert Speer. C) Adolf Hitler e Joseph Goebbels. D) Joseph Goebbels e Rudolf Hess.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(UNEB - 2022)Número Original: 26Código: 12878325

Dois - Primeiro Dia - Prova 3

Questões de identificações (Hist.) Questões com imagens (Hist.) Funções dos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra Mundial .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNEB 2022
Questão de Vestibular - UNEB 2022
Exibir texto da questão

26. Observe a imagem a seguir: Na entrada do Campo de Concentração de Auschwitz, liase no portão: “O trabalho liberta”. Após a ascensão de Hitler ao poder na Alemanha, em 1933, e principalmente ao longo da Segunda Guerra Mundial (1939- 1945), foram criados campos de concentração. O maior e um dos mais temidos era o complexo de Auschwitz, na Polônia. Na Alemanha ou em outras nações ocupadas pelas Forças Armadas alemãs, os campos de concentração constituífam-se no destino de todos os indivíduos considerados inimigos da nação. De acordo com a orientação política do Nazismo, identifique, a seguir, a(s) função(ões) dos Campos de Concentração. Treinamento de trabalhadores para colocação no mercado de trabalho. Exploração da força de trabalho dos prisioneiros e extermínio dos considerados indesejáveis ao regime (judeus, homossexuais, comunistas ou mesmo opositores do regime). Educação e formação da força de trabalho para libertação da Alemanha. Enclausuramento dos prisioneiros de Guerra conforme a Convenção de Genebra. Prisão para soldados soviéticos capturados no campo de batalha.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




4(ESPCEX - 2022)Número Original: 37Código: 11800667

Segundo Dia - Modelo F

Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Processos e fatos históricos sobre a segunda guerra mundial .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - ESPCEX 2022
Exibir texto da questão

Até o início de 1942, na Il Guerra Mundial, as tropas do Eixo Roma-Berlim-Tóquio dominaram a guerra. A partir daí, iniciou-se sua derrocada, com sucessivas derrotas e avanço dos aliados, retomando e libertando territórios conquistados pelo Eixo. Sobre esse assunto, analise as assertivas abaixo: |- A primeira frente de luta dos aliados, que macharia pouco a pouco em direção a Berlim, foi possibilitada pela derrota nazista na Batalha de Stalingrado, na União Soviética. I- A segunda frente aliada foi criada a partir do desembarque na Normandia, no "Dia D". HI - A terceira frente, avançando pela Itália, iniciou-se após a vitória aliada na Batalha de El Alamein, no Egito. IV - A primeira grande derrota da Marinha japonesa aconteceu na Batalha de Midway. Assinale a alternativa que apresenta somente assertivas corretas, dentre as apresentadas. A) |, lle lll B) IL Ile IV C) llelll D)lelv E) 1, UL Wlelv


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(PUC-CAMPINAS - 2022)Número Original: 37Código: 11760261

Prova Geral e Prova Específica Medicina

Questões com causas ou consequências (Hist.) Aspectos dos experimentos médicos empreendidos pelo governo nazista nos campos de concentração .f Alemanha.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC-CAMPINAS 2022
Exibir texto da questão

Experimentos médicos em campos de concentração ocorreram durante o governo nazista da Alemanha. A escolha das vítimas desses experimentos se baseava (A) (B) (C) (D) (E) na teoria do Espaço Vital, que defendia a necessidade de métodos rápidos de eliminação de pessoas doentes e indese- jáveis para garantir que a Alemanha, território legítimo e único para os arianos, fosse povoada apenas por cidadãos saudá- veis e pertencentes a essa “raça”. em teses eugênicas, segundo as quais havia raças inferiores (judeus, eslavos, ciganos) que ameaçavam a pureza racial ariana, e cujos indivíduos eram descartáveis, podendo, assim, ser utilizados como cobaias humanas. na tese da “Solução Final”, segundo a qual a solução para todos os males da Alemanha (doenças, problemas que acome- tiam os soldados no front, fragilidades físicas etc.) deveria ser obtida por meio de experimentos científicos realizados com prisioneiros. na xenofobia, uma vez que eram considerados inimigos todos os estrangeiros que, na visão nazista, haviam sido respon- sáveis pela desgraça que se abateu sobre o país após a I Guerra mundial, sendo assim eleitos como cobaias em experi- mentos científicos que buscavam melhorar a qualidade de vida do povo alemão. no antissemitismo, ideologia criada pelo nazismo para eleger um “inimigo interno” em prol da identidade nacional e da justi- ficativa da espoliação de seus bens materiais, que atribuía aos judeus diversas características negativas a fim de realçar sua alegada inferioridade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Adicionar Questão à Lista
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?