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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UNEB - 2018)Número Original: 8Código: 7941449

Demais Cursos e Medicina - Caderno 1

Romantismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UNEB 2018
Questão de Vestibular - UNEB 2018
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Marque com V ou com F, conforme sejam, respectivamente, verdadeiras ou falsas as afirmativas sobre o autor do texto e sobre a obra de onde foi retirado. () () () () () Nessa obra, o autor se afasta da abordagem crítica de questões sociais de seus romances anteriores para se concentrar na criação de tipos humanos especiais e na ênfase na cor local e costumes típicos — o que granjeou grande sucesso popular para sua obra. Essa obra integra um momento da produção literária do autor em que o seu foco se desloca da crítica social para crítica de costumes, voltando-se para a criação de personagens que promovem uma ruptura com os valores pequeno-burgueses da classe média. O conjunto das obras do autor se concentra num foco único, que privilegia a denúncia da exploração sofrida pelas classes marginalizadas, com a criação de personagens que são heróis e cujo comportamento revolucionário se volta para a superação das injustiças sociais. Mesmo que o autor seja situado na segunda fase do modernismo — de 1930 a 1945, quando os romances se dedicam a registrar criticamente a realidade brasileira — essa obra foi publicada pela primeira vez na década de 50, quando o autor se volta para um percurso literário diferenciado. Considerado um clássico da literatura brasileira, essa obra se situa num momento literário denominado regionalismo nordestino, do qual fazem parte autores como Rachel de Queiroz, José Lins do Rego e Graciliano Ramos, que produzem uma literatura engajada na luta contra a miséria social provocada pela seca e pelo coronelismo. A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a (A) VVVVV (D) FVVVF (B) VF VFF (E) FVFVV (C) VVFVE


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     


Nível de Semelhança

Exatamente Igual

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Romantismo - Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)

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1(UEA - 2019)Número Original: 2Código: 7847590

SIS - Segunda Série - Triênio 2020 a 2022

Modernismo Romantismo Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UEA 2019
Questão de Vestibular - UEA 2019
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Com seu diagnóstico, Augusto busca (A) distrair D. Violante. (B) confundir D. Violante. (C) tranquilizar D. Violante. (D) impressionar D. Violante. (E) E) constranger D. Violante.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




2(UEPA- PA - 2012)Número Original: 10Código: 5999810

Segunda Etapa

Modernismo Romantismo Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UEPA 2012
Questão de Vestibular - UEPA 2012
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A violência simbólica, respaldada em noções religiosas, identifica-se ou se deduz em Frei Luís de Sousa, quando: o o Telmo Pais culpa-se por ter desviado seu afeto de D. João de Portugal para D. Maria. D. Madalena põe obstáculos à mudança para o castelo de D. João de Portugal proposta por Manuel de Sousa Coutinho. D. Maria, nos instantes finais da peça, argumenta contra as decisões relativas ao seu destino e de seus pais. D. João de Portugal, em seu retorno imprevisto, abre mão de seus direitos, fundamentado na tese cristã de que o casamento é indissolúvel. Manuel de Sousa Coutinho resolve queimar seu castelo para não entregá-lo nas mãos dos islamitas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




3(FGV - SP- SP - 2012)Número Original: 18Código: 6389088

Primeiro Semestre - Administração - Primeira Fase

Romantismo Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Charges e Quadrinhos (Interpretação de textos) Prosa (Romantismo)
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Questão de Vestibular - FGV - SP 2012
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O mencionado triângulo amoroso de O Guarani, de José de Alencar, é composto pelas personagens: Peri, Cecília e Álvaro. D. Diogo, Isabel e D. Antônio. D. Antônio, Dona Lauriana e Loredano. D. Antônio, Isabel e Dona Lauriana. Peri, Cecília e Isabel. mono»


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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     Acertei     
     Errei     




4(ENEM - 2017)Número Original: 16Código: 6888816

Segunda Aplicação - Primeiro Dia - Prova Amarela

Modernismo Romantismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - ENEM 2017
Questão de Vestibular - ENEM 2017
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Fazer 70 anos Fazer 70 anos não é simples. A vida exige, para o conseguirmos, perdas e perdas no íntimo do ser, como, em volta do ser, mil outras perdas. [.--] O José Carlos, irmão-em-Escorpião! Nós o conseguimos... E sorrimos de uma vitória comprada por que preço? Quem jamais o saberá? ANDRADE, C. D. Amar se aprende amando. São Paulo: Círculo do Livro, 1992 (fragmento). O pronome oblíquo “o”, nos versos “A vida exige, para o conseguirmos” e “Nós o conseguimos”, garante a progressão temática e o encadeamento textual, recuperando o segmento “Ó José Carlos”. “perdas e perdas”. “A vida exige”. “Fazer 70 anos”. “irmão-em-Escorpião”. VOOS


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




5(UFPR- aa - 2016)Número Original: 17Código: 6388536

Primeira Fase

Poesia (Romantismo) Romantismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFPR 2016
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Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar? amar é esquecer, amar e malamar, amar, desamar, amar? sempre, e até de olhos vidrados, amar? Que pode, pergunto, o ser amoroso, sozinho, em rotação universal, senão rodar também, e amar? amar o que o mar traz à praia, eo que ele sepulta, e o que, na brisa marinha, é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia? Amar solenemente as palmas do deserto, o que é entrega ou adoração expectante, e amar o inóspito, o áspero, um vaso sem flor, um chão de ferro, eo peito inerte, e a rua vista em sonho, e uma ave de rapina. Este o nosso destino: amor sem conta, distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas, doação ilimitada a uma completa ingratidão, e na concha vazia do amor a procura medrosa, paciente, de mais e mais amor. Amar a nossa falta mesma de amor, e na secura nossa amar a água implícita, e o beijo tácito, e a sede infinita O poema “Amar” integra a segunda parte, “Notícias Amorosas”, do livro Claro enigma, de Carlos Drummond de Andrade. Sobre esse poema, assinale a alternativa correta. a) As indagacées repetitivas, nas duas primeiras estrofes, reiteram a inviabilidade do amor diante de um mundo em que tudo é perecível. b) O poeta estabelece uma intensidade da manifestação do amor com relação ao belo diferente da intensidade do amor dispensado ao grotesco. c) Para acentuar a condição inexorável de amar, o poema enumera coisas que, por sua concretude e delicadeza naturais, justificam o amor que já recebem. d) O poema postula uma condição universal, na qual se fundem o sujeito, a ação praticada e os objetos a que essa ação se dirige. e) Aúltima estrofe é a chave explicativa desse soneto e reitera a ineficácia do amor diante de um mundo caótico e insensível.


Opções de Resposta: 
     A     
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