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Busca de Exercícios - UEMA - Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Aprenda a usar!

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  • Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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1(UEMA - 2020)Número Original: 5Código: 7892718

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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O texto a seguir, extraído do capítulo Caldo Entornado, serve de base para responder à questão. [...] Um dia o toma-largura tinha saído em serviço; ninguém esperava por ele tão cedo; eram onze horas da manhã. O Leonardo, por um daqueles milhares de escaninhos que existem na ucharia, tinha ido ter à casa do toma-largura. Ninguém porém pense que era para maus fins. Pelo contrário era para o fim muito louvável de levar à pobre moça uma tigela de caldo do que há pouco fora mandado a el-rei... Obséquio de empregado da ucharia. Não há aqui nada de censurável. Seria entretanto muito digno de censura que quem recebia tal obséquio não o procurasse pagar com um extremo de civilidade; a moça convidou pois ao Leonardo para ajudá-la a tomar o caldo. E que grosseiro seria ele se não aceitasse tão belo oferecimento? Aceitou.[...] ALMEIDA, M. A. Memórias de um Sargento de Milícias. Porto Alegre: L&PM, 2015. No livro Memórias de um Sargento de Milícias, são relatados alguns dos casos amorosos do personagem Leonardo. No fragmento acima, considerando a ironia do narrador, a ideia de que Leonardo teria um interesse particular pela jovem encontra respaldo no fato de o personagem a) visitá-la tão somente na ausência do marido. b) dirigir-se furtivamente à casa do toma-largura. c) levar-lhe da mesma comida servida ao rei. d) preocupar-se com a qualidade de sua alimentação. e) prestar-lhe um favor sem segundas intenções.


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2(UEMA - 2020)Número Original: 1Código: 7892706

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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O livro Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida, foi publicado em folhetins no ano de 1853. Caracteriza-se por documentar os costumes, os comportamentos e os tipos sociais da classe média da sociedade brasileira do tempo do rei D. João VI, ignorados pela literatura até então. É considerado um clássico da literatura brasileira do século XIX. O fragmento a seguir é parte do capítulo intitulado Estralada, no qual o personagem Leonardo Pataca, para vingar-se de um desafeto seu, contrata o valentão Chico-Juca. Leia-o para responder à questão 01. [...] — Isto passa de mais... varro... menos essa, senhor Chico-Juca; nada de graças pesadas com essa moça, que é cá coisa minha... O Chico-Juca estava com efeito há mais de meia hora a dirigir graçolas das suas a uma moça que ele bem sabia que era coisa do rapaz que estava tocando; tanto fez que este, tendo percebido, proferiu aquelas palavras que acabamos de ouvir. — Você respinga?!... - respondeu-lhe o Chico-Juca dirigindo-se para ele. O rapaz, que não era peco, pôs-se em pé e replicou: — Tenho dito, nada de graças com ela!... [...] ALMEIDA, M. A. Memórias de um Sargento de Milícias. Porto Alegre: L&PM, 2015. A voz narrativa predominante no livro Memórias de um Sargento de Milícias é a 32, pessoa, o que pode criar um certo distanciamento do narrador em relação aos fatos narrados. No fragmento, nota- se que essa voz oscila, revelando um narrador que se coloca como testemunha da situação retratada, conforme o seguinte trecho: a) “— Tenho dito, nada de graças com ela!...” (50,8) b) “[...] proferiu aquelas palavras que acabamos de ouvir” (20,8) c) “[...] nada de graças pesadas com essa moça, que é cá coisa minha...” (10.8) d) “— Você respinga”!... respondeu-lhe o Chico-Juca dirigindo-se para ele.” (39.8) e) “O rapaz, que não era peco, pôs-se em pé e replicou:” (40,8)


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3(UEMA - 2020)Número Original: 2Código: 7892704

PAES - Primeira Etapa - Prova Objetiva

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UEMA 2020
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O fragmento a seguir foi extraído do capítulo Despedida às travessuras. Nele, narram-se as traquinagens de Leonardo durante uma procissão que representava a via-sacra. [...] Era a via-sacra do Bom Jesus. Há bem pouco tempo existiam ainda em certas ruas desta cidade cruzes negras pregadas pelas paredes de espaço em espaço. Às quartas-feiras e em outros dias da semana saía do Bom Jesus e de outras igrejas uma espécie de procissão composta de alguns padres conduzindo cruzes [...] Caminhavam eles em charola atrás da procissão, interrompendo a cantoria com ditérios em voz alta, ora simplesmente engraçados, ora pouco decentes; levavam longos fios de barbante, em cuja extremidade iam penduradas grossas bolas de cera. Se ia por ali ao seu alcance algum infeliz, a quem os anos tivessem despido a cabeça dos cabelos, colocavam-se em distância conveniente e, escondidos por trás de um ou de outro, arremessavam o projétil que ia bater em cheio sobre a calva do devoto; puxavam rapidamente o barbante, e ninguém podia saber donde tinha partido o golpe. Essas e outras cenas excitavam vozeria e gargalhadas na multidão. Era a isto que naqueles devotos tempos se chamava correr a via-sacra. ALMEIDA, M. A. Memórias de um Sargento de Milícias. Porto Alegre: L&PM, 2015. Os pronomes demonstrativos, em certos contextos, além de sua função coesiva, atuam como recurso estilístico. Em “Era a isto que naqueles devotos tempos se chamava correr a via-sacra.”, o pronome “isto”, ao retomar o parágrafo anterior, e associado ao adjetivo devotos, sugere, na fala do narrador, um tom a) confessional. b) convencional. c) comovido. d) depreciativo. e) vacilante.


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4(UEMA - 2017)Número Original: 2Código: 7909416

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

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Questão de Vestibular - UEMA 2017
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As luzes do carrossel [...] Eles muitas vezes ja tinham visto um carrossel, mas quase sempre o viam de longe, cercado de mistério, cavalgados os seus rápidos ginetes por meninos ricos e choraminguentos. O Sem-Pernas já tinha mesmo (certo dia em que penetrou num parque de diversões armado no Passeio Publico) chegado a comprar entrada para um, mas o guarda o expulsou do recinto porque ele estava vestido de farrapos. [...] - Quer ver uma coisa bonita? Todos queriam. O sertanejo trepou no carrossel, deu corda na pianola e começou a música de uma valsa antiga. O rosto sombrio de Volta Seca se abriu num sorriso. Espiava a pianola, espiava os meninos envoltos em alegria. Escutavam religiosamente aquela música que saia do bojo do carrossel na magia da noite da cidade da Bahia só para os ouvidos aventureiros e pobres dos Capitães da Areia. Todos estavam silenciosos. Um operário que vinha pela rua, vendo a aglomeração de meninos na praça, veio para o lado deles. E ficou também parado, escutando a velha música. Então a luz da lua se estendeu sobre todos, as estrelas brilharam ainda mais no céu, o mar ficou de todo manso (talvez que lemanja tivesse vindo tambem ouvir a música) e a cidade era como que um grande carrossel onde giravam em invisíveis cavalos os Capitães da Areia. Neste momento de música eles sentiram-se donos da cidade. E amaram-se uns aos outros, se sentiram irmãos porque eram todos eles sem carinho e sem conforto e agora tinham o carinho e o conforto da musica. Volta Seca não pensava com certeza em Lampião neste momento. Pedro Bala não pensava em ser um dia o chefe de todos os malandros da cidade. O Sem-Pernas em se jogar no mar, onde os sonhos são todos belos. Porque a música saia do bojo do velho carrossel so para eles e para o operário que parara. E era uma valsa velha e triste, ja esquecida por todos os homens da cidade. AMADO, Jorge. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. No texto Il, do capitulo “As luzes do carrossel”, vê-se que o narrador emprega uma linguagem capaz de mostrar uma visão diferenciada dos meninos, caracterizados, ao longo do romance, pela hostilidade e pela dureza. a) Com relação ao tratamento dado aos meninos, no texto II, qual o efeito produzido pela linguagem do narrador? b) Comprove com dois exemplos transcritos do texto.


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5(UEMA - 2017)Número Original: 3Código: 7909414

PAES - Segunda Etapa - Prova Discursiva

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UEMA 2017
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Todos queriam. O sertanejo trepou no carrossel, deu corda na pianola e começou a música de uma valsa antiga. O rosto sombrio de Volta Seca se abriu num sorriso. Espiava a pianola, espiava os meninos envoltos em alegria. Escutavam religiosamente aquela música que saia do bojo do carrossel na magia da noite da cidade da Bahia só para os ouvidos aventureiros e pobres dos Capitães da Areia. Todos estavam silenciosos. Identifica-se a presença de certos recursos estilisticos explorados na linguagem literária do narrador, como por exemplo, o da hipalage, que consiste em associar adjetivo(s) a substantivo que não é, pela lógica, o seu determinante. Analise a seguinte construção: “ouvidos aventureiros e pobres dos Capitães da Areia”. Explique o efeito expressivo criado pelo emprego da figura hipalage nessa construção.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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