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1(UEPA- PA - 2010)Número Original: 16Código: 6004198

Segunda Etapa

Fundamentos do Renascimento
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Questão de Vestibular - UEPA 2010
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Capela Par, Bunelesc, 14 n Brunelleschi (1377-1446) foi um excelente ourives, escultor, matemático, relojoeiro e arquiteto florentino. Ele é mais conhecido, porém, como o pai da engenharia moderna. Ele não somente descobriu a perspectiva matemática como lançou o projeto da igreja em plano central, que veio a substituir a basílica medieval. Somente ele foi capaz de construir o domo da catedral de Florença (figura acima). Sua técnica consistiu em construir duas células, uma apoiando a outra, encimadas por uma clarabóia estabilizando o conjunto. No projeto da capela de Pazzi, ele utilizou motivos clássicos na fachada, ilustrando a retomada das formas romanas e a ênfase renascentista na simetria e na regularidade. (Font STRICKLAND, Carol. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno. RJ: Ediouro, 2002. p. 39.) A arquitetura, da forma, como está descrita ao lado, é um claro exemplo da/do: O renascença italiana, que teve como caracteristicas o apego demasiado ao caráter religioso, como se observa na obra arquitetônica em questão, desprezando as manifestações artítisticas cujo tema envolvesse demasiadamente aspectos referentes ao humano tais como o sofrimento e os prazeres mundanos. O projeto de reurbanização da cidade de Roma, cujo objetivo era o de apagar da cidade a memória da cultura medieval presente na Península Itálica, dominada pela forte presença muçulmana é bizantina, fruto da presença árabe naquela região durante a Idade Média. O paixão que os renascentistas nutriam pelos clássicos, retomados nos elementos como o arco na fachada da Capela em questão, na ênfase de teorias de base racional contidas na matemática e na engenharia e na dependência da aritmética para produzir a beleza e harmonia na arquitetura. O criação de uma nova mentalidade europeia expressa na simetria da constução da fachada da Capela em destaque que se baseava no raciocínio lógico e matemático, e desprezava os aspectos da religiosidade popular dominantes na Cristandade medieval, que considerava a arquitetura uma dádiva dos deuses. O permanência da mentalidade medieval nas produções artísticas e culturais presentes no cenário urbano de Roma, caracterizado pelo predomínio de prédios pertencentes à Igreja como a Capela de Pazzi, em destaque, revelando a principal preocupação dos renascentistas na arquitetura.


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2(UEPA- PA - 2010)Número Original: 25Código: 6004130

Primeira Etapa

Fundamentos do Renascimento
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Questão de Vestibular - UEPA 2010
Questão de Vestibular - UEPA 2010
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Rhazes (865-925 ou 935), o descobridor do sarampo, estudou filosofia e belas-artes, depois voltou-se para as ciências naturais. - Redigiu numerosos livros sobre magia, venenos e medicamentos. Aos 30 anos, voltou-se para a medicina prática, atuando como médico tanto em cidades do Oriente quanto do Ocidente Medieval Sua obra mais popular foi comentada pelo célebre anatomista do Renascimento Andreas Vessal. Ele teria sido o primeiro a descrever os sintomas do sarampo e da varíola História: a ciência na idade média. Scientific American Vol. I. p.55 O exercício da medicina na antiguidade e no medievo representou: O a superação das crenças populares tal qual a existente na Grécia, onde se acreditava nos banhos curativos no templo do deus Esculápio. O a redução das mortes provocadas por epidemias tal qual ocorreu em fins do século XIV, quando a Europa foi assolada pela Peste Negra. O o avanço das ciências a despeito da pressão psicológica empreendida pela Igreja sobre a cristandade medieval. O o fim do dominio exercido pela igreja nas questões relacionadas às explicações dadas para justificar as doenças que acometiam os cristãos. O a confirmação da ideia corrente de que, na Idade Média, não havia produção de conhecimento técnico-científico suficiente para superar as epidemias da época.


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3(UEPA- PA - 2011)Número Original: 17Código: 5999998

Segunda Etapa

Fundamentos do Renascimento
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Questão de Vestibular - UEPA 2011
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Muitos artistas e filósofos do Renascimento escreveram sobre a natureza e o seu valor para a arte, mas nenhum foi tão observador quanto Leonardo da Vinci. A prova da sua curiosidade como do seu entendimento da natureza pode encontrar-se nos muitos desenhos que ele fez. Seus primeiros desenhos mostram seu fascínio pelas montanhas, as rochas, as águas e o efeito da cor e da luz na natureza. Ele incorporou esta compreensão nas suas pinturas. As suas observações e pensamento desenvolveram-se numa filosofia natural baseada na totalidade da natureza. (O mundo do Renascimento. Madri: Edições Del Prado, 1997. p. 102. Citado por KOSHIBA, Luiz. História - Origens, estruturas e processos: Uma leitura da história ocidental para o ensino médio. Sao Paulo: Atual, 2000 p.233,) No contexto sócio-cultural do berço do renascimento europeu, as concepções de natureza expressas por Da Vinci são influenciadas pela/o: tradição da Cristandade Ocidental que eliminou a visão dicotômica da relação homem e natureza deixada pelas antigas civilizações do Mediterrâneo. filosofia Oriental trazida pelos sábios bizantinos para Península Itálica que se baseava na contemplação da natureza como forma de encontrar a sabedoria. releitura dos manuscritos filosóficos de Platão e de Aristóteles que defendiam a harmonia entre homem e natureza para garantir o equilíbrio da cidade. compreensão humanista e antropocêntrica do mundo que redefiniu corpos, estéticas e paisagens como produtos constitutivos da vida e da natureza. educação escolástica, que atribuía a Deus a criação do universo e estabelecia as leis naturais como formas de controle dos instintos humanos. “ooo


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4(UEPA- PA - 2013)Número Original: 17Código: 5983281

Primeira Etapa

Fundamentos do Renascimento
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Questão de Vestibular - UEPA 2013
Questão de Vestibular - UEPA 2013
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Doc. 01 “Na maior parte das obras produzidas ao longo da Idade Média, existe um único plano. A ausência de profundidade nas pinturas medievais não é fruto de um desconhecimento técnico, mas de intensa religiosidade [..] Para o homem medieval, o espaço era uma dimensão divina, não material, e que não poderia, portanto ser representado. Deus era — concebido simultaneamente, entidade onisciente capaz de ver tudo e a todos ao mesmo tempo [...] muitas imagens representavam uma série de ações em um mesmo plano. O protagonismo dos personagens era dado pelo tamanho: quanto maior a imagem, maior a sua importância”. (BRAICK, Patrícia Ramos & MOTA, Myriam Becho. História: das cavernas ao terceiro milênio. Das origens da Humanidade às reformas Religiosas. São Paulo: Moderna, 2010. p. 184.) EREDOII - IGREJA DE ‘San CLIMENT DE TAÚUL LÉRIDA Cristo pantocrator, forma tradicional da representação de Cristo, em posição soberana. Pantocrator significa “onipotente” ou “aquele que tudo rege: Pintura mural da Igreja de Sant Climent de Tau, Espanha, construção românica dos séculos Xl e Xl Os Documentos 01 e 02 são referências às pinturas medievais. A concepção de mundo que se apreende destes documentos identifica-se com o: O Estoicismo, que enfatizava o desprezo aos prazeres do corpo e a valorização das virtudes e da alma. © Antropocentrismo, que formulava os conceitos de arte a partir da centralidade do homem e da ciência. O Helenismo, que influenciou na formulação de conceitos humanistas adequados tanto para a pintura quanto para a arquitetura. O Teocentrismo, pelo qual o conceito de Deus encontra-se na centralidade da compreensão de tempo e de espaço na Idade Média. O Hedonismo, que desprezava os princípios da concepção teológica da divindade cristã onisciente e apegava-se à ideia pagã dos deuses romanos.


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