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1(UFMG- aa - 2009)Número Original: 1Código: 6389032

Segunda Etapa

Textos Publicitários (Interpretação de textos) Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFMG 2009
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Leia este texto: Pressupostos são conteúdos implícitos que decorrem de uma palavra ou expressão presente no ato de fala produzido. O pressuposto é indiscutível tanto para o falante quanto para o ouvinte. pois decorre. necessariamente. de um marcador lingiúístico. diferentemente de outros implícitos (os subentendidos). que dependem do contexto. da situação de comunicação. FIORIN, J. L. O dito pelo não dito. In: Língua Portuguesa, ano I, n. 6, 2006. p. 36-37. (Adaptado) Observe este exemplo: “João parou de fumar”. Nesse enunciado, é a presença da expressão “parar de” que instaura o pressuposto de que João fumava antes. Leia, agora, estas manchetes: 1. PETROBRÁS É VÍTIMA DE NOVOS FURTOS O Tempo, Belo Horizonte, 8 mar. 2008. 2. DENGUE VIRA RISCO DE EPIDEMIA EM BH Estado de Minas, Belo Horizonte, 9 abr. 2008. Com base nas informações dadas acima e considerando essas duas manchetes de jornal, INDIQUE: A) os pressupostos que delas se depreendem; B) os marcadores lingiísticos responsáveis pela instauração desses conteúdos implícitos. Manchete 1 A) Pressuposto B) Marcador lingúístico Manchete 2 A) Pressuposto B) Marcador lingúístico


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2(UFMG- aa - 2012)Número Original: 3Código: 6388758

Segunda Etapa - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira B

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Crônicas (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFMG 2012
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Leia este trecho: As mentiras de Maria Bráulia, como as de todos os bem-sucedidos e experimentados mentirosos, geralmente não são formadas de uma peça só. contêm vários elementos. muitos verdadeiros. e sob esse aspecto pode-se observar nelas alguma semelhança com os rubis falsos ou semi-falsos em montagens do tipo doublets e triplets. Maria Bráulia por exemplo sofre de enxaquecas, o que não quer dizer que sempre quando anuncia a proximidade de uma crise isso seja a expressão da verdade. Ou pode juntar sintomas verdadeiros. mal-estar gencralizado. leve enjoo cte., a uma enxaqueca inexistente. Ou descrever minuciosamente para o sobrinho. sempre muito impressionado. sintomas tais como: agulhadas de um lado só da cabeça, moscas luminosas vocjando-lhe ao redor dos olhos, pressão do globo ocular esquerdo como se um dedão invisível quisesse afundá-lo definitivamente na órbita - para marcar uma enxaqueca branda, já «controlada por remédios e que absolutamente, em nenhum momento de sua evolução, chegara a apresentar tais características. TAVARES, Zulmira Ribeiro. Joias de familia. Sao Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 21-22. Com base na leitura desse trecho, ANALISE o papel que a mentira desempenha no enredo da obra Joias de Família, destacando as relações que a protagonista mantém com o marido e com o sobrinho.


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3(UFMG- aa - 2012)Número Original: 2Código: 6388752

Segunda Etapa - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A - Tarde

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Variações Linguisticas
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Questão de Vestibular - UFMG 2012
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Leia estes textos: TEXTO 1 NÃO CONFUNDA CADEIRA DE BALANÇO COM CADEIRA DO BALANÇO! GONSALES, Fernando. Disponivel em: < http://www. folha.uol.com.brifsp/quadrin/f30609201005.htm>. Acesso em: 20 jun. 2011. TEXTO 2 A moça do tempo anunciou na emissora de TV: “Ao norte do Brasil, haverá chuva intensa e muito calor no período”. A região norte do Brasil é composta pelos estados de Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Acre, Rondônia e Tocantins. Só que, ao apontar a vasta região amazônica, ela se enganou de preposição. Não é “ao norte” e, sim, “no norte” do país que desabaria a procela. São diferentes, não só formalmente. Revista Lingua Portuguesa, ano 5, n. 54, abr. 2010, p. 19. Dispontvel em: . Acesso em: 20 jun. 2011. A precisão no uso dos termos é fundamental para definir com clareza o que se quer expressar. Nostextos 1 e 2, o emprego da preposição seguida, ou não, de artigo e o uso de diferentes preposições remetem a sentidos diferentes nos contextos em que ocorrem. EXPLICITE o efeito de sentido resultante do uso de: A) Deldo no Texto 1: B) No/ao no Texto 2:


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4(UFMG- aa - 2012)Número Original: 1Código: 6388751

Segunda Etapa - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A - Tarde

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFMG 2012
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Leia estes textos: TEXTO 1 Em defesa dos adjetivos Muitas vezes nos mandam cortar nossos adjetivos. O bom estilo, conforme dizem, sobrevive perfeitamente sem eles: bastariam o resistente arco dos substantivos e a flecha dinâmica e onipresente dos verbos. Contudo, um mundo sem adjetivos é triste como um hospital no domingo. A luz azul se infiltra pelas janelas frias, as lâmpadas fluorescentes emitem um murmúrio débil. Substantivos e verbos bastam apenas a soldados e líderes de países totalitários. Pois o adjetivo é o imprescindível avalista da individualidade de pessoas e coisas. Vejo uma pilha de melões na bancada de uma quitanda. Para um adversário dos adjetivos, não há dificuldade: “Melões estão empilhados na bancada da quitanda.” Todavia um dos melões é pálido [...]: outro é verde, imaturo, cheio de arrogância juvenil: outro ainda tem faces encovadas e está perdido num silêncio profundo e fúnebre [...] Vida longa ao adjetivo! Pequeno ou grande, esquecido ou corrente. Precisamos de você, esbelto e maleável adjetivo que repousa delicadamente sobre coisas e pessoas e cuida para que elas não percam o gosto revigorante da individualidade. Cidades e ruas sombrias se banham de um sol pálido e cruel. Nuvens cor de asa de pombo, nuvens negras. nuvens enormes e cheias de fúria, o que seria de vocês sem a retaguarda dos voláteis adjetivos? A ética também não sobreviveria um dia sem adjetivos. Bom, mau, sagaz, generoso, vingativo, apaixonado, nobre — essas palavras cintilam como guilhotinas afiadas E também não existiriam as lembranças não fosse pelo adjetivo. A memória é feita de adjetivos. Uma rua comprida, um dia abrasador de agosto, o portão rangente que dá para um jardim e ali, em meio aos pés de groselha cobertos pelo pó do verão. os teus dedos despachados. (tudo bem, teus é pronome possessivo). ZAGAJEWSKI, Adam. Em defesa dos adjetivos. Piauí 52, Sao Paulo, Jan. 2011, p. 47. TEXTO 2 Vamos chamar de nomes um grupo de itens tradicionalmente chamados “substantivos” e “adjetivos”: os nomes, nessa definição. são uma subclasse dos nominais. PERINI, Mário. Gramática do portugues brasileiro. Sao Paulo: Parábola, 2010. p. 300. 1. APRESENTE dois argumentos de que o autor se vale, no Texto 1, para defender o emprego do adjetivo. Argumento 1: Argumento 2: 2) Relacionando o conteúdo dos textos 1 e 2, ANALISE a principal diferença entre eles.


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5(UFMG- aa - 2012)Número Original: 1Código: 6388748

Segunda Etapa - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira A - Manhã

Textos Jornalísticos (Interpretação de textos) Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFMG 2012
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Leia este texto: 10 15 20 E eles não foram felizes para sempre... João e Maria não são mais as crianças ingênuas que se deixavam iludir por uma casa feita de doces no meio da floresta. Adultos, tornaram-se caçadores mercenários que querem vingança contra a bruxa que um dia ameaçou suas vidas. A Bela Adormecida. por sua vez, já não é vítima do feitiço de uma bruxa invejosa. Por vontade própria. ela cai em sono profundo para satisfazer o fetiche dos homens Não, não deu a louca nos contos de fadas. Foi o cinema que decidiu cortar o “felizes para sempre” do roteiro mais popular dessas histórias e recontá-las sob perspectiva mais adulta e, em alguns casos. mais sombria também, como nos exemplos acima. Seguindo “A Garota da Capa Vermelha”. longa bascado no conto Chapeuzinho Vermelho que estreou nos cinemas este mês, pelo menos mais outros seis filmes inspirados em contos de fadas. mas com uma abordagem bem diferente das doces adaptações feitas pela Disney [...]. devem chegar à tela grande entre este ano e o próximo O olhar menos ingênuo e mais pesado que os novos filmes lançam sobre os contos de fadas espelha aspectos da própria atualidade. “A Fera”, por exemplo. que ainda não tem data de estreia no Brasil, traz “A Bela e a Fera” para o século XXI propositalmente. “Eu adorei a ideia de tornar contemporânea a história e ambientá-la em um colégio. O conto trata da forma como se lida com a aparência e achei a escola o cenário ideal para explorar a obsessão que a nossa cultura a nossa juventude têm pelo visual”, comentou o diretor Daniel Bamz, em entrevista de divulgação do filme Essa sintonia com o presente ultrapassa a questão da temática e encontra eco também na própria origem dessas narrativas. cujas primeiras versões. de séculos atrás, nada tinham de infantil Jornal Pampulha, 30 abr.J6 maio 2011, Capa 3. (Fragmento) 1. Com base nessa leitura, JUSTIFIQUE o título do texto. 2. INDIQUE os elementos a que cada um destes termos, ou expressões, faz referencia no texto: Adultos (inha 2): Caçadores mercenários (linha 2): Ela (inha 4): Nos exemplos acima (linha 8): Essa sintonia (linha 20):


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