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Busca de Exercícios - UFMG - Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) - Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Aprenda a usar!

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1(UFMG- aa - 2010)Número Original: 47Código: 6388873

Primeira Etapa

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFMG 2010
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É CORRETO afirmar que, no conjunto dos contos de Antes do baile verde, a autora A) aborda abstratamente questões éticas e filosóficas. B) critica a sociedade e as instituições políticas do País. C) estuda, com método e empenho, a família patriarcal. D) põe em evidência a vida interior dos personagens.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UFMG- aa - 2010)Número Original: 45Código: 6388868

Primeira Etapa

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UFMG 2010
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Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica de Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso. A) Desencontro entre a cronologia dos acontecimentos e a sucessão deles na narrativa. B) Diversidade de perspectivas narrativas em decorrência da variedade de narradores. C) Predomínio, no plano do enredo, de comportamentos determinados por paixões. D) Submissão dos personagens do romance aos apelos da Igreja Católica Romana.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UFMG - 2007)Número Original: 6Código: 6347122

Segunda Etapa

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UFMG 2007
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Leia esta passagem: “O aspecto da casa revelava, bem como seu interior, a pobreza da habitação. A mobília da sala consistia em sofá, seis cadeiras e dois consolos de jacarandá, que já não conservavam o menor vestígio de verniz. O papel da parede de branco passara a amarelo e percebia- havia sofrido hábeis remendos. se que em alguns pontos j Outra singularidade apresentava essa parte da habitação: era o frisante contraste que faziam coma pobreza carrança dos dois aposentos certos objetos, aí colocados, e de uso do morador. Assim, no recosto de uma das velhas cadeiras de jacarandá via-se neste momento uma casaca preta, que pela fazenda superior, mas sobretudo pelo corte elegante e esmero do trabalho, conhecia-se tero chique da casa do Raunier, que já era naquele tempo o alfaiate da moda. Ao lado da casaca estava o resto de um traje de baile, que todo ele saíra daquela mesma tesoura em voga: finíssimo chapéu claque do melhor fabricante de Paris: luvas de Jouvin cor de palha; e um par de botinas como o Campas só fazia para os seus fregueses prediletos. Um observador reconheceria nesse disparate a prova material de completa divergência entre a vida exterior e a vida doméstica da pessoa que ocupava esta parte da casa.” ALENCAR, José de. Senhora. São Paulo: DCL, 2005. p.19-20. (Grandes Nomes da Literatura) Com base na leitura dessa passagem, REDIJA um texto, explicando o motivo da “divergência entre a vida exterior e a vida doméstica” do personagem Fernando Seixas, apontada no último parágrafo transcrito.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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4(UFMG- aa - 2009)Número Original: 4Código: 6389030

Segunda Etapa

Figuras de palavras Figuras de Linguagem Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UFMG 2009
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Leia este trecho: — Vá para o inferno. Gondim. Você acanalhou o troço. Está pernóstico. está safado, está idiota. Há lá ninguém que fale dessa forma! Azevedo Gondim apagou o sorriso, engoliu em seco. apanhou os cacos da sua pequenina vaidade e replicou amuado que um artista não pode escrever como fala. — Não pode? perguntei com assombro. E por quê? Azevedo Gondim respondeu que não pode porque não pode. — Foi assim que sempre se fez. A literatura é a literatura, seu Paulo. A gente discute, briga, trata de negócios naturalmente. mas arranjar palavras com tinta é outra coisa. Se eu fosse escrever como falo. ninguém me lia. RAMOS, Graciliano. S. Bemardo. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 9. A partir da leitura desse trecho, REDIJA um texto, relacionando as idéias de Paulo Honório sobre literatura com a concepção de linguagem literária do Modernismo de 1922.


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5(UFMG - 2009)Número Original: 46Código: 6347382

Primeira Etapa

Modernismo Realismo Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UFMG 2009
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Leia esta passagem de S. Bernardo: O meu fito na vida foi apossar-me das terras de S. Bernardo, construir esta casa, plantar algodão, plantar mamona, levantar a serraria e o descaroçador, introduzir nestas brenhas a pomicultura e a avicultura, adquirir um rebanho bovino regular. RAMOS, Graciliano. S. Bernardo. Rio de Janeiro: Record, 2007. p. 12. Assinale a alternativa em que a ação narrada NÃO contribuiu para que Paulo Honório alcançasse seu objetivo. A) Afinal, cansado daquela vida de cigano, voltei para a mata. Casimiro Lopes, que não bebia água na ribeira do Navio, acompanhou-me. Gosto dele. E corajoso, laça, rasteja, tem faro de cão e fidelidade de cão. B) No outro dia, cedo, ele meteu o rabo na ratoeira e assinou a escritura. Deduzi a dívida, os juros, o preço da casa, e entreguei-lhe sete contos quinhentos e cinquenta mil-réis. Não tive remorsos. C) O meu primeiro desejo foi agarrar o Padilha pelas orelhas e deitá-lo fora, a pontapés. Mas conservei-o para vingar-me. Arredei-o da casa, a bem dizer prendi-o na escola. D) Tireio título de eleitor e seu Pereira, agiota e chefe político, emprestou-me cem mil-réis a juro de cinco por cento ao mês. Paguei os cem mil-réis e obtive duzentos com juro reduzido para três e meio por cento.


Opções de Resposta: 
     A     
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     D     
     E     




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