Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UFPR - Português Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Português
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

96(UFPR - 2022)Número Original: 29Código: 11750405

Fase Única - Prova Objetiva e Discursiva

Português
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?


Mostrar Texto
Questão de Vestibular - UFPR 2022
Exibir texto da questão

Assinale a alternativa em que ambos os verbos destacados indicam atitude mental. a) .. atinou com desaviso a inquietante... (linha 1) / Estima-se que as ações do Facebook... (linha 3) b) ...que consomem a atenção das pessoas... (linha 2) / ...ao efetuarem pagamentos... (linha 6) c) ...em questão de horas forneceu um interessante... (linha 4) /... solucionarem a questã d) ...o fenômeno abre espaço para observar as conexões entre a valorização do capital... e) ...conforme insiste Eduardo Mariuti... (linha 11) /.... mas se expressa pelo transbordamento... (linha 12)


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

97(UFPR - 2020)Número Original: 51Código: 7946035

Primeira Fase

Conto (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2020
Exibir texto da questão

Ao mesmo tempo em que narram fatos, os narradores de Casa de Pensão e Clara dos Anjos também assumem postura intrusa e opinativa: eles interrompem a narração de acontecimentos e inserem seus comentários e opiniões, apresentando análises sociológicas ou psicológicas de acontecimentos, ambientes e personagens. Nas alternativas abaixo, foram transcritos trechos dos dois romances. Assinale a alternativa em que se observa tal atitude intrusa e opinativa do narrador no romance de Aluísio Azevedo. a) “Por outro lado, as mulatas folgavam em tê-lo perto de si, achavam-no vivo e atilado, provocavam-lhe ditos de graça, mexiam com ele, faziam-lhe perguntas maliciosas, só para “ver o que o demônio do menino respondia”. E logo que Amâncio dava a réplica, piscando os olhos e mostrando a ponta da língua, caíam todas num ataque de riso, a olharem umas para as outras com intenção”. “Muita vez chorou de ternura, mas sempre às escondidas; muita vez sentiu o coração saltar para o filho, mas sempre se conteve, receoso de cair no ridículo./ E não se lembrava, o imprudente, de que o amor de pai é bem ao contrário do amor de filho; não se lembrava de que aquele nasce e subsiste por si e que este precisa ser criado; que aquele é um princípio e que este é uma consequência; que um vem de dentro para fora e que o outro vem de fora para dentro”. “O seu ideal na vida não era adquirir uma personalidade, não era ser ela, mesmo ao lado do pai ou do futuro marido. Era constituir função do pai, enquanto solteira, e do marido, quando casada. Não imaginava as catástrofes imprevistas da vida, que nos empurram, às vezes, para onde nunca sonhamos ter de parar. Não via que, adquirida uma pequena profissão honesta e digna do seu sexo, auxiliaria seus pais e seu marido, quando casada fosse”. “À casa da família do famoso violeiro não ficava nas ruas fronteiras à gare da Central; mas, numa transversal, cuidada, limpa e calçada a paralelepípedos. Nos subúrbios, há disso: ao lado de uma rua, quase oculta em seu cerrado matagal, topa-se uma catita, de ar urbano inteiramente. Indaga-se por que tal via pública mereceu tantos cuidados da edilidade, e os historiógrafos locais explicam: é porque nela, há anos, morou o deputado tal ou o ministro sicrano ou o intendente fulano”. “O provinciano, muito desvigorizado com a moléstia, sentia perfeitamente que os lúbricos impulsos, que dantes lhe inspirava a graciosa rapariga, iam-se agora destecendo e dissipando à luz de um novo sentimento de gratidão e respeito. A primitiva Amélia desaparecia aos poucos, para dar lugar aquela extremosa criança, aquela irmãzinha venerável, que lhe enchia o quarto com o frescor balsâmico de sua virgindade e rociava-lhe o coração com a trêfega mimalhice de sua ternura”.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

98(UFPR - 2018)Número Original: 1Código: 7945406

Segunda Fase

Variações Linguisticas
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2018
Exibir texto da questão

Leia o excerto e a tirinha que seguem. [...] agora habitamos, de modo sem precedentes, dois mundos diferentes — o ‘on-line’ e o off-line’ —, ainda que sejamos capazes de passar de um para outro de forma tao suave, a ponto de isso ser, na maioria dos casos, imperceptivel, de vez que nao ha nem fronteiras demarcadas ou controles de imigração entre elas, nem agentes de segurança para verificar nossa inocência ou funcionários da imigração checando nossos vistos e passaportes. Com muita frequência conseguimos estar nos dois mundos ao mesmo tempo [...). Pode-se fazer uma longa lista de diferenças entre os dois mundos, mas uma delas parece ter mais peso sobre nossas reações aos desafios da “crise migratória”. Dentro do mundo off-line eu estou sob controle — espera-se que me submeta ao controle de circunstâncias contingentes, voláteis, e muitas vezes sou forçado a isso — para que obedeça, me ajuste, negocie meu lugar, meu papel, assim como o equilíbrio de direitos e deveres — tudo isso vigiado e imposto pela sanção, explícita ou suposta, da exclusão e da expulsão. Enquanto no mundo on-line, pelo contrário, eu sou responsável e estou no controle. On-line, sinto que sou o administrador das circunstâncias, aquele que estabelece a agenda, recompensa a obediência e pune a indisciplina, que detém a arma do banimento e da exclusão. Eu pertenço ao mundo off-line, enquanto o mundo on-line pertence a mim. (In: BAUMAN, Zygmunt. Estranhos à nossa porta. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 101/102.) O POÇO DOS DESEJOS Um «Sem fazer Oba! desejo? esforço algum Uma rede S Op para mudá-lo. social! poder criticar o mundo... | a + (Disponível: . Acessado em 04/09/2017.) Escreva um texto argumentativo no qual você concorde ou discorde da afirmação contida na última frase do excerto, sintese do pensamento do autor, em face da tirinha de Dahmer. Seu texto deve: » terde12a15linhas; = "apresentar seu posicionamento relativamente ao tema da afirmação; = conter as justificativas de seu posicionamento.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

99(UFPR - 2018)Número Original: 2Código: 7945403

Segunda Fase

Notícia-Reportagem (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2018
Exibir texto da questão

Leia as duas notícias abaixo. 63% das vítimas da violência em Fortaleza são jovens Cartografia da Criminalidade e Violência mapeou todos os bairros da Capital entre os anos de 2007 e 2009 Mais de 2.300 homicídios, cerca de 74.800 roubos, além de 16.900 casos de lesão corporal em apenas três anos na Capital. Os números parecem de uma cidade que vive em permanente guerra, mas são dados da realidade da violência na Capital cearense, apresentados ontem pela Fundação da Universidade Estadual do Ceará (FUNECE). Um dado chamou mais a atenção dos pesquisadores: 63% das vítimas de homicídio são jovens, todos entre 15 e 29 anos. Para a pesquisadora Rosemary de Oliveira, do Mestrado em Políticas Públicas e Sociedade, o perfil dos mais vulneráveis ainda tem sido o mesmo: são jovens, solteiros, em idade produtiva, negros e com baixa renda e escolaridade. Em 2014, com 3.533.255 habitantes, Fortaleza continua com uma taxa alta de homicídios: 81,12 homicídios a cada 100 mil habitantes. Nesse mesmo ano, cidades como Coreaú, com 58.138 habitantes, apresenta taxa de 10,32; e Sobral, com 400.799 habitantes, tem taxa de 41,17 homicídios a cada 100 mil habitantes. (Fontes: . Acessado em 23/06/2017. . Acessado em 10/11/2017>. Adaptado) 77 das 100 melhores escolas do Pais estao no Ceara, mostra Ideb As 24 melhores escolas dos anos iniciais do ensino fundamental estao todas no Ceara. As escolas municipais Sao Joaquim, em Coreaú, e Emílio Sendim, em Sobral, lideram o ranking, com nota 9,8. MELHORES ESCOLAS DO ESTADO DE 1º AO 5º ANO (POSIÇÃO NO BRASIL) 9,8 9,8 9,7 9,7 É 9,6 3 Ea Coreaú Sobral Fortim Sobral Massapê EMEIF SÃO JOAQUIM | EMÍLIO SENDIM EEF ARTUR LIRA ANTONIO custÓóDIO | EEF FRANCISCO SEVERO DE ARALIO MELHORES ESCOLAS DO ESTADO DO 6° AO 9° ANO (POSICAO NO BRASIL) 7,8 7,6 7,6. 72 7,4 7,4 Brejo santo Sobral Sobral Porteiras Coreaú Sobral EEF HISTORIADOR ARAÚJO CHAVES MARIA DORILENE - EEIF JOÃO TAMARES | EMEIF CORAÇÃO FRANCISCO PADRE ANTONIO ARRUDA ARAGÃO MIRANDA DE JESUS MONTE GOMES DE ARAÚJO LISTA DAS 24 MELHORES ESCOLAS DO BRASIL NO IDEB | Coreaú EMEIF SÃO JOAQUIM 9,8 Sobral EMILIO SENDIM 9,8 Fortim EEF ARTUR LIRA 9,7 Sobral ANTONIO CUSTÓDIO 9,7 Massapé EEF FRANCISCO SEVERO DE ARAUJO 9,6 Novo Oriente EEF FRANCISCO RUFINO 9,5 | Pedra Branca EEIF EM TEMPO INTEGRAL JOAQUIM VIANA DE LIMA 9,5 Granja EEF ELIEZER ARRUDA 9,3 Massapê EEF CENTRO COMUNITÁRIO SÃO JOÃO BATISTA 9,3 Sobral FREDERICO AUTO CORREIA 9,3 | Sobral JOSÉ DA MATTA E SILVA 9,3 Brejo Santo EEF CLOTILDES MOREIRA TAVARES 9,2 | Coreaú EMEIF CORAÇÃO DE JESUS 9,2 | Fracheifinia NAIR CUNHA AGUIAR 9,2 | Granja EEF DONA ARZILIA MOTA 9,2 | Pedra Branca EEIF JOSE MENDES DA SILVA 9,2 Sobral VICENTE ANTENOR 9,2 | Sobral RAIMUNDO PIMENTEL GOMES 9,2 Reriutaba EEIF ANTONIO ALVES DE SOUSA 9,1 Brejo Santo EEIEF JOSÉ FRANCISCO NOGUEIRA 9,0 Coreaú EMEIF PEDRO CONRADO 9.0 | Granja EEF TEODORICO GUILHERME PEREIRA 8,9 Independência EEF MARIA DO CARMO CARDOSO 8,9 Mombaça EEF MARIA AMBROZINA CAVALCANTE 8,9 Fonte: . Acessado em 23/06/2017.) As duas notícias evidenciam um contraste social entre a capital e algumas das cidades do estado do Ceará. Elabore um texto que exponha as duas situações, selecionando dados de cada uma delas. Seu texto deve: « terde12a15linhas. = Citar de forma contextualizada pelo menos dois dados selecionados de cada texto.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

100(UFPR - 2018)Número Original: 3Código: 7945399

Segunda Fase

Crônicas (Interpretação de textos)
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UFPR 2018
Exibir texto da questão

Leia o texto abaixo. Em final de 2014, uma aluna de pós-doutorado da Universidade de Yale-EUA, a astrônoma americana Tabetha Boyajian, identificou flutuações inexplicáveis no brilho de uma estrela monitorada pelo telescópio espacial caça-planetas Kepler, da Nasa. As flutuações em nada lembravam o que se vê quando um planeta passa entre a estrela e o telescópio. Das mais de 150 mil estrelas observadas pelo Kepler, apenas uma — a estrela de Boyajian (EdB) — exibia uma curva de luz que desafia a lógica. O gráfico do brilho da estrela ao longo do tempo é chamado de curva de luz. O que acontece é que a curva da EdB mostrava depressões similares a trânsitos aparentemente aleatórios, sendo que algumas duravam horas e outras persistiam por dias ou semanas. A EdB ainda guardaria mais surpresas. Outro astrônomo americano, Bradley Schaefer, afirmou que o brilho do astro tinha diminuído em mais de 15% no último século. A afirmação gerou polêmica, porque uma queda no brilho durante várias décadas parece quase impossível. O brilho das estrelas segue quase constante por bilhões de anos depois de seu nascimento e só sofre mudanças rápidas pouco antes de a estrela morrer. E as mudanças “rápidas” ocorrem numa escala temporal de milhões (ou bilhões) de anos, sendo acompanhadas de marcadores claros que não se veem na EdB. Segundo várias outras medidas, a estrela está na meia-idade. Não há evidências de que seja uma estrela variável, que pulsa num ritmo regular. Precisamos explicar então dois fenômenos incompreensíveis relacionados à EdB: depressões profundas e irregulares com duração de dias ou semanas e um escurecimento ao longo de pelo menos quatro anos (e possivelmente por todo o século passado). Embora os astrônomos prefiram uma única explicação para os dois fenômenos, se cada um é difícil de explicar, imagine como é difícil explicar os dois juntos. Alguns cenários propostos: Disco de gás e poeira As depressões irregulares e a redução de brilho da EdB por longos períodos são observadas em outras situações — em estrelas muito jovens, com planetas ainda em formação. Elas são rodeadas por discos de ar e poeira aquecidos pela luz da estrela que, no processo de formarem planetas, geram caroços, anéis e arcos. Nos discos observados de lado, esses aspectos podem reduzir a luz da estrela por curtos períodos, e discos ondulantes podem bloquear quantidades crescentes do brilho da estrela por décadas e séculos. Mas a estrela é de meia-idade, não jovem, e não parece conter nenhum disco. Buracos negros Alguns membros do projeto em Yale sugerem que um buraco negro poderia estar envolvido. Ou seja, um buraco negro de uma massa estelar numa órbita próxima em torno da EdB poderia bloquear a luz da estrela. Mas essa hipótese é falha, porque o buraco negro arrastaria a estrela para um lado e para o outro, criando um movimento oscilante detectável, algo que a equipe buscou e não achou. Megaestruturas alienígenas Uma sociedade alienígena teria construído uma quantidade absurda de painéis coletores de energia solar com uma grande variedade de tamanhos e órbitas em torno da estrela. O efeito combinado dos painéis menores do enxame seria bloquear parte da luz da estrela como uma tela translúcida. [...] Até que se obtenham mais medidas com outros equipamentos e mais análises de outras equipes, nossas especulações sobre a EdB serão limitadas apenas por nossa imaginação e uma saudável dose de física. Como acontece com os melhores quebra- cabeças da natureza, a jornada até chegarmos à verdade que está por trás dessa estrela enigmática está longe de acabar. (Kimberly Cartier e Jason Wright, Scientific American — Brasil, no. 174, junho 2017, p. 46 a 49. Adaptado) Elabore um resumo do texto acima que contemple as peculiaridades da estrela EdB, as explicações científicas para esse comportamento e o posicionamento da revista. Seu texto deve: =» terde 12a 15 linhas; = respeitar as características de um resumo; = ser elaborado com suas próprias palavras.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?