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Resultados

106(UNICAMP- SP - 2017)Número Original: 3Código: 6627562

Primeira Fase - Prova Q e Y

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
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Em depoimento, Paulo Freire fala da necessidade de uma tarefa educativa: “trabalhar no sentido de ajudar os homens e as mulheres brasileiras a exercer o direito de poder estar de pé no chão, cavando o chão, fazendo com que o chão produza melhor é um direito e um dever nosso. A educação é uma das chaves para abrir essas portas. Eu nunca me esqueço de uma frase linda que eu ouvi de um educador, camponês de um grupo de Sem Terra: pela força do nosso trabalho, pela nossa luta, cortamos O arame farpado do latifúndio e entramos nele, mas quando nele chegamos, vimos que havia outros arames farpados, como o arame da nossa ignorância. Então eu percebi que quanto mais inocentes, tanto melhor somos para os donos do mundo. (...) Eu acho que essa é uma tarefa que não é só política, mas também pedagógica. Não há Reforma Agrária sem isso.” (Adaptado de Roseii Salete Galdart, Pedagogia do Movimento Sem Terra: escola é mais que escola. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 172.) No excerto adaptado que você leu, há menção a outros arames farpados, como “o arame da nossa ignorância”. Trata-se de uma figura de linguagem para a) a conquista do direito às terras e à educação que são negadas a todos os trabalhadores. b) a obtenção da chave que abre as portas da edu: todos os brasileiros que não têm terras. c) a promoção de uma conquista da educação que tenha como base a propriedade fundiária d) a descoberta de que a luta pela posse da terra pressupõe também a conquista da edu:


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107(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 9Código: 6441102

Segunda Fase

Textos Literários em Prosa (Interpretação de textos) Artigo de opinião
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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Crianças Ladronas Já por várias vezes o nosso jornal, que é sem dúvida o órgão das mais legítimas aspirações da população baiana, tem trazido notícias sobre a atividade criminosa dos Capitães da Areia, nome pelo qual é conhecido o grupo de meninos assaltantes e ladrões que infestam a nossa urbe. (Jorge Amado, Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 9.) O Sem-Pernas já tinha mesmo (certo dia em que penetrara num parque de diversões armado no Passeio Público) chegado a comprar entrada para um [carrossel], mas o guarda o expulsou do recinto porque ele estava vestido de farrapos. Depois o bilheteiro não quis lhe devolver o bilhete da entrada, o que fez com que o Sem-Pernas metesse as mãos na gaveta da bilheteria, que estava aberta, abafasse o troco, e tivesse que desaparecer do Passeio Público de uma maneira muito rápida, enquanto em todo o parque se ouviam os gritos de: "Ladráo!, ladrão!” Houve uma tremenda confusão enquanto o Sem-Pemas descia muito calmamente a Gamboa de Cima, levando nos bolsos pelo menos cinco vezes o que tinha pago pela entrada. Mas o Sem-Pernas preferiria, sem dúvida, ter rodado no carrossel (..). (Idem, p. 63.) a) O primeiro excerto é representativo do conjunto de textos jornalísticos que iniciam Capitães da Areia. Que voz social eles expressam? b) O narrador, no segundo trecho, adere a um ponto de vista social que caracteriza a ficção de Jorge Amado. Que ponto de vista é esse?


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108(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 3Código: 6441096

Segunda Fase

Verbos Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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TENHO PENA DOS ASTRÔNOMOS. Eles podem ver os objetos de sua afeição — estrelas, galáxias, quasares — apenas remotamente: na forma de imagens e telas de computador ou como ondas luminosas projetadas de espectrógrafos antipáticos. Mas, muitos de nós, que estudam planetas e asteroides, podem acariciar blocos de nossos amados corpos celestes e induzi-los a revelar seus mais íntimos segredos. Quando eu era aluno de graduação em astronomia, passei muitas noites geladas observando por telescópios aglomerados de estrelas e nebulosas e posso garantir que tocar um fragmento de asteroide é mais gratificante emocionalmente: eles oferecem uma conexão tangível com o que, de outra forma, pareceria distante e abstrato. Os fragmentos de asteroides que mais me fascinam são os condritos. Esses meteoritos, que compõem mais de 80% dos que se precipitam do espaço, derivam seu nome dos côndrulos que praticamente todos contém - minúsculas esferas de material fundido, muitas vezes menores do que um grão de arroz. (...) Quando examinamos finas fatias de condritos sob um microscópio, ficamos sensibilizados da mesma maneira como quando contemplamos pinturas de Wassily Kandinsky e outros artistas abstratos. (Alan E. Rubin”, Segredos dos meteoritos primitivos. Scientific American Brasil. março 2013, p. 49.) * Alan E. Rubin é geofísico e leciona na Universidade da Califómia a) Esse trecho, que introduz um artigo científico sobre meteoritos primitivos, apresenta um estilo pouco usual nessa espécie de texto. Indique duas expressões nominais ou verbais do texto que identificam esse estilo. b) Nesse trecho, ocorre uma altemância entre o uso da primeira pessoa do singular e o da primeira pessoa do plural. Dê uma justificativa para o uso dessa alternância na passagem.


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109(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 2Código: 6441095

Segunda Fase

Morfologia Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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E) p= o i Ea o ey [je Epa Fons Epes ‘Wr umes rel (Adaptado de Planeta Sustentável. Disponivel em planetasustentavel abril com briinfográficos/fcontent . Acessado em 29/10/ 2013.) a) Os infográficos apresentam informações de forma sintética, utilizando imagens, cores, organização gráfica, etc. Indique dois exemplos, do infográfico reproduzido acima, em que a informação é apresentada por meio de linguagem não verbal b) Considerando o veículo em que foi publicado, a revista Planeta Sustentável, qual é a finalidade desse infográfico?


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110(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 81Código: 6387772

Primeira Fase - Prova Q e Z

Verbos Figuras de Linguagem
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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Em relação ao trecho “E ainda colocou em uso termos como 'empodimento, após várias vezes ser questionado pelas comunidades: Pode [fazer tal coisa], Tião?” Seguida da resposta certeira: Pode, pode tudo”, é correto afirmar: a) A expressão “Seguida da resposta certeira" indica a elipse de uma outra expressão. b) A criação da palavra “empodimento” é resultado de um processo: sufixação c) Arepetição do verbo no enunciado “Pode, pode tudo” exemplifica o estilo reiterativo do texto. d) O discurso direto presente no trecho tem a função de dar voz às comunidades.


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