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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UEA - 2017)Número Original: 13Código: 7841717

SIS - Primeira Série - Triênio 2018 a 2020

Epistemologia da História.g
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Questão de Vestibular - UEA 2017
Questão de Vestibular - UEA 2017
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Bem antes da chegada dos europeus à América, a Ama- zônia era coalhada de índios que sabiam muito bem usar a floresta em benefício próprio. Perto de sítios arqueológi- cos há uma maior concentração e diversidade de árvores selecionadas e usadas pelos índios. As diferenças são tão marcantes que é possível usar a composição da flora como assinatura para localizar assentamentos humanos antigos. (Maria Guimarães. “Um imenso pomar”. Pesquisa Fapesp, março de 2017. Adaptado.) A argumentação presente no excerto descreve um processo (A) de adaptação das sociedades humanas ao meio natural sem transformá-lo de modo algum. (B) de utilização de método de pesquisa composto pela apro- ximação de fontes diversas. (C) de impossibilidade de se estudar civilizações pré-colom- bianas devido à ausência de registros históricos. (D) de desequilíbrios ambientais provocados por culturas tribais munidas de ferramentas de metal. (E) de emprego de uma única fonte histórica como meio pos- sível para o entendimento das sociedades indígenas.


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Exatamente Igual

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Epistemologia da História.g

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Questões Parecidas

1(UERJ - 2023)Número Original: 59Código: 12850979

Exame Único - Questões Objetivas

Perspectivas sobre a função dos patrimônios culturais e históricos da humanidade no mundo contemporâneo .f Questões de identificações (Hist.)
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Questão de Vestibular - UERJ 2023
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Os patrimônios difíceis — também conhecidos como patrimônios sombrios, marginais ou da dor — estão associados ao sofrimento, à exceção, ao encarceramento, à segregação, à punição e à morte. Tais patrimônios podem reunir a função de local de peregrinação com a finalidade de rememoração coletiva e de reconhecimento de direitos e de reparação. A visitação aos patrimônios difíceis ou sombrios traz tensões morais e éticas e exigem mediação e objetivos educativos. CRISTINA MENEGUELLO Adaptado de CARVALHO, A.; MENEGUELLO, C. (orgs). Dicionário temático de patrimônio: debates contemporâneos. Campinas: Ed. da Unicamp, 2020. O bem cultural que se enquadra no conceito de patrimônio difícil explicitado no texto é: (A) Memorial da Paz em Hiroshima (B) Museu Real da África Central na Bélgica (C) Memorial da América Latina em São Paulo (D) Museu Nacional de Imigração em Nova York


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2(UEL - 2023)Número Original: 23Código: 12907346

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Sentidos de tempo e espaço para a construção do saber histórico e das relações da humanidade na realidade concreta .f
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Questão de Vestibular - UEL 2023
Questão de Vestibular - UEL 2023
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Leia a canção a seguir. Eu faço samba e amor até mais tarde E tenho muito sono de manhã Escuto a correria da cidade, que arde E apressa o dia de amanhã De madrugada a gente ainda se ama E a fábrica começa a buzinar O trânsito contorna a nossa cama, reclama Do nosso eterno espreguiçar No colo da bem-vinda companheira No corpo do bendito violão Eu faço samba e amor a noite inteira Não tenho a quem prestar satisfação Eu faço samba e amor até mais tarde E tenho muito mais o que fazer Escuto a correria da cidade, que alarde Será que é tão difícil amanhecer? Não sei se preguiçoso ou se covarde Debaixo do meu cobertor de lã Eu faço samba e amor até mais tarde E tenho muito sono de manhã Chico Buarque. Samba e amor, 1970 (álbum Per un pugno di samba). Com base na canção e nos conhecimentos sobre Teoria da História e História Contemporânea, assinale a alternativa correta. a) Cada cultura é marcada por uma concepção de tempo, que orienta os agentes históricos de forma determinista, impos- sibilitando, portanto, a reinvenção do cotidiano por meio de práticas sociais. A partir da Revolução Industrial, houve a emergência de uma nova concepção de tempo, marcada pela utilização do reló- gio; entretanto, essa visão permaneceu circunscrita ao con- texto histórico inglês. O campo e a cidade são marcados por diferentes concep- ções e ritmos de tempo, sendo possível ressaltar a dinâmica da natureza nas zonas rurais, desconectadas, no Brasil, de uma perspectiva temporal capitalista. O tempo encontra-se inscrito na própria materialidade que caracteriza o cotidiano, como o relógio, a cama e o violão, indicando que suas diferentes percepções são impessoais e independem da dimensão tangível. O tempo envolve a percepção de um passado e uma expec- tativa de futuro, orientando, portanto, as ações no presente e remetendo à historicidade que marca o cotidiano dos agentes históricos.


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3(ENEM - 2022)Número Original: 68Código: 12794927

Aplicação Regular - Primeiro Dia - Prova Amarela

Função social das instituições culturais dentro dos debates sobre produção de memória e do saber histórico .f
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Questão de Vestibular - ENEM 2022
Questão de Vestibular - ENEM 2022
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Hoje sou um ser inanimado, mas já tive vida pulsante em seivas vegetais, fui um ser vivo; é bem verdade que do reino vegetal, mas isso não me tirou a percepção de vida vivida como tamborete. Guardo apreço pelos meus criadores, as mãos que me fizeram, me venderam, e pelas mulheres que me usaram para suas vendas e de tantas outras maneiras. Essas pessoas, sim, tiveram suas subjetividades, singularidades e pluralidades, que estão incorporadas a mim. É preciso considerar que a nossa história, de móveis de museus, está para além da mera vinculação aos estilos e à patrimonialização que recebemos como bem material vinculado ao patrimônio imaterial. A nossa história está ligada aos dons individuais das pessoas e suas práticas sociais. Alguns indivíduos consagravam-se por terem determinados requisitos, tais como o conhecimento de modelos clássicos ou destreza nos desenhos. FREITAS, J. M.; OLIVEIRA, L. R. Memórias de um tamborete de baiana: as muitas vozes em um objeto de museu. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, n. 14, maio-ago. 2020 (adaptado). Ao descrever-se como patrimônio museológico, o objeto abordado no texto associa a sua história às habilidades artísticas e culturais dos sujeitos. vocações religiosas e pedagógicas dos mestres. naturezas antropológica e etnográfica dos expositores. preservações arquitetônica e visual dos conservatórios. competências econômica e financeira dos comerciantes. VOVOA


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4(UPE - 2023)Número Original: 24Código: 13041296

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Primeiro Dia

Questões com imagens (Hist.) Fundamentos essenciais sobre pesquisa e métodos para a construção do saber histórico .f
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Questão de Vestibular - UPE 2023
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Ao longo da história, diversas teorias surgiram para explicar a forma do planeta Terra. Em 2019, o site History, do Uol, publicou a seguinte notícia: Segundo algumas pessoas, [...] nosso planeta teria o formato de uma rosca. A tese foi postada originalmente como piada em um fórum do site da Sociedade da Terra Plana, mas acabou ganhando certa popularidade. Seus defensores dizem que a Terra não seria esférica nem plana, mas toroide (em forma de rosca). A premissa é que existiria um gigantesco buraco no centro do nosso planeta. Esse enorme orifício seria invisível porque a luz se dobraria, seguindo a curvatura da rosquinha. Disponível em https://history.uol.com.br/ciencia-e-tecnologia/depois-do-terraplanismo-surge-teoria-da-terra-em-forma-de- rosca?fbclid=lwAR3vwuw30ZZxObbLL7xO3iahzyO8UmauRvZeQeSAmn7gbKEziFy3jRZEQ9U Acesso em 07/01/2022. Qual é o papel do estudioso de história diante de uma afirmação como a da notícia? a) —Aceitá-la, pois tais informações são encontradas no texto da Bíblia. b) — Refutd-la, pois a esfericidade do planeta já foi estabelecida pela tradição. c) Aceitá-la, pois foi divulgada em um site que se autoafirma científico. d) Refutá-la, conforme o conhecimento científico continuamente atualizado. e) Aceitá-la, pois, segundo o critério da logicidade, pode ser uma possibilidade.


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5(UEL - 2022)Número Original: 20Código: 12917984

Fase Única - Prova de conhecimentos e redação - Tipo 1

Questões de verdadeiro ou falso (Hist.) Conceituação de memória e de história nos processos sociais das civilizações ao longo do tempo .f
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Questão de Vestibular - UEL 2022
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Leia o texto a seguir. Num lugar escolhido da biblioteca do mosteiro [de Ulm] ergue-se uma magnífica escultura barroca. É figura dupla da história. Na frente, Cronos, o deus alado. É um ancião com a fronte cingida; a mão esquerda segura um imenso livro do qual a direita tenta arrancar uma folha. Atrás, e em desaprumo, a própria história. O olhar é sério e perscrutador; um pé derruba uma cornucópia de onde escorre uma chuva de ouro e prata, sinal de instabilidade; a mão esquerda detém o gesto do deus, enquanto a direita exibe os instrumentos da história: o livro, o tinteiro e o estilo. RICOEUR, P. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Ed. UNICAMP, 2007, p. 67. Segundo a mitologia grega, Clio, a musa da história, é filha de Zeus e de Mnemósine, a memória. Sobre memória e história, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir. (| ) A memória é a recordação das coisas que ficaram no passado, desvinculada do presente e da experiência histórica. ( ) A história é a forma de conhecimento que investiga aquilo que os seres humanos construíram no tempo e no espaço; neste sentido, ela é materialista. (| ) A memória é mais verdadeira que a história, porque se relaciona com a experiência vivida pelo indivíduo, e a experiência é mais fidedigna que a representação. ( ) A memória coletiva é aquela que, compartilhada por um grupo, substitui a história devido ao conceito de experiência. ( ) A história utiliza-se dos veículos de memória para garantir a objetividade necessária a toda forma de co- nhecimento. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta. a) V, V, F, F, V. b) V, V, V, F, F. c) F, V, F, F, V. d) F, F, V, V, F. e) F,F,F.V.V.


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