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Questão Original (utilizada como base da comparação)

(UFPR - 2018)Número Original: 3Código: 7945218

Segunda Fase

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Considerações filosóficas relacionadas com o julgamento de Sócrates e sua defesa .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2018
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“Pois fiquem sabendo: se vocês me matarem por ser desse jeito que digo que sou, não prejudicarão a mim mais do que a vocês mesmos! E que em nada me prejudicaria Meleto, ou Anito; nem seria capaz, pois não penso que é lícito um varão melhor ser prejudicado por um inferior. Poderia sim talvez me condenar à morte, ou ao exílio, ou à atimia. Porém, se ele ou algum outro pensa talvez que essas coisas são grandes males, eu mesmo não penso — muito pior é fazer o que ele está fazendo, ao tencionar matar injustamente um homem. Portanto, varões atenienses, estou longe agora de falar em minha própria defesa, como se poderia pensar; falo sim em defesa de vocês, para que não errem — votando contra mim — em relação à dádiva do deus a vocês conferida. Porque se vocês me matarem não vão encontrar facilmente outro desse jeito, simplesmente ligado à cidade — por ordem do deus — [...] Mas vocês poderiam talvez, quem sabe, ficar aborrecidos — como os que são despertados de um cochilo — e, me dando um safanão e ouvidos a Anito, poderiam facilmente me matar e então continuar dormindo pelo resto da vida, a menos que o deus aflito por vocês, lhes enviasse um outro”. (PLATÃO. Apologia de Sócrates. Trad. André Malta. Porto Alegre: LP&M, 2016, p. 90-91.) A partir da citação acima e de outros trechos da obra, responda por que, segundo Sócrates, longe de atuar em defesa própria, ele atua na defesa dos atenienses?


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Considerações filosóficas relacionadas com o julgamento de Sócrates e sua defesa .f

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Questões Parecidas

1(UFPR - 2018)Número Original: 1Código: 7945229

Segunda Fase

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Questões de identificações (Filosofia) Considerações filosóficas relacionadas com o julgamento de Sócrates e sua defesa .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2018
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“Mas aqueles, varões, são mais hábeis — os que, se encarregando da educação da maioria de vocês desde meninos, tentavam convencê-los e me acusar de algo ainda mais não verdadeiro: de que há um certo Sócrates, homem sábio, pensador das coisas suspensas no ar, e que tem investigado tudo o que há sob a terra, e que torna superior o discurso inferior. [...] Depois, esses acusadores são muitos e têm me acusado já faz muito tempo, falando junto a vocês, além do mais, naquela idade em que mais seriam convencidos (alguns de vocês eram meninos ou adolescentes), simplesmente acusando de forma isolada — sem que houvesse defesa. [...] E todos que, servindo-se da inveja e da calúnia, tentavam convencê-los, mais os que, uma vez convencidos eles mesmos, iam convencendo outros — todos esses são os mais inacessíveis, pois não é possível fazer subir aqui nem refutar a nenhum deles; simplesmente é imperioso bater-se como que com sombras ao se defender e refutar sem que haja resposta. Aceitem então vocês também, segundo estou lhes dizendo, que se repartem em dois meus acusadores — de um lado os que me acusaram há pouco, e de outro os que há tempos (dos quais eu estava falando)”. (PLATÃO. Apologia de Sócrates. Trad. André Malta. Porto Alegre: LP&M, 2016, p. 67-68.) A partir da citação acima e de outros trechos da obra, responda: em quais categorias Sócrates divide seus acusadores? Que categoria de acusadores Sócrates considera a mais temível e que razões ele apresenta para embasar seu diagnóstico?


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2(UEL - 2018)Número Original: 32Código: 9450247

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Tipo 1

Considerações filosóficas relacionadas com o julgamento de Sócrates e sua defesa .f
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Questão de Vestibular - UEL 2018
Questão de Vestibular - UEL 2018
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Sócrates, Giordano Bruno e Galileu foram pensado- res que defenderam a liberdade de pensamento frente as restrições impostas pela tradição. Na Apologia de Sócrates, a acusação contra o filósofo é assim enun- ciada: Sócrates [...] é culpado de corromper os moços e não acreditar nos deuses que a cidade admite, além de acei- tar divindades novas (24b-c). Ao final do escrito de Platão, Sócrates diz aos juízes: Mas, está na hora de nos irmos: eu, para morrer; vós, para viver. À quem tocou a melhor parte, é o que ne- nhum de nós pode saber, exceto a divindade. (42a). (PLATÃO. Apologia de Sócrates. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2001. p. 122-23; 147.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a dis- puta entre filosofia e tradição presente na condena- ção de Sócrates, assinale a alternativa correta. a) O desprezo socrático pela vida, implícito na resigna- ção à sua pena, é reforçado pelo reconhecimento da soberania do poder dos juízes. b) A aceitação do veredito dos juízes que o condenaram a morte evidencia que Sócrates consentiu com os ar- gumentos dos acusadores. c) À acusação a Sócrates pauta-se na identificação da insuficiência dos seus argumentos, e a corrupção que provoca resulta das contradições do seu pensamento. d) A crítica de Sócrates à tradição sustenta-se no repú- dio às instituições que devem ser abandonadas em benefício da liberdade de pensamento. D A sentença de morte foi aceita por Sócrates porque morrer não é um mal em sie o livre pensar permite apreender essa verdade.


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3(UFPR - 2019)Número Original: 74Código: 7928876

Primeira Fase

Considerações filosóficas relacionadas com o julgamento de Sócrates e sua defesa .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2019
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Quando soube daquele oráculo, pus-me a refletir assim: “Que quererá dizer o Deus? Que sentido oculto pôs na resposta”? Eu cá não tenho consciência de ser nem muito sábio nem pouco; que quererá ele então significar declarando-me o mais sábio”? Naturalmente não está mentindo, porque isso lhe é impossível”. Por longo tempo fiquei nessa incerteza sobre o sentido; por fim, muito contra meu gosto, decidi-me por uma investigação, que passo a expor. (PLATÃO. Defesa de Sócrates. Trad. Jaime Bruna. Coleção Os Pensadores. Vol. Il. São Paulo: Victor Civita, 1972, p. 14.) O texto acima pode ser tomado como um exemplo para ilustrar o modo como se estabelece, entre os gregos, a passagem do mito para a filosofia. Essa passagem é caracterizada: a) pela transição de um tipo de conhecimento racional para um conhecimento centrado na fabulação. b) pela dedicação dos filósofos em resolver as incertezas por meio da razão. c) pela aceitação passiva do que era afirmado pela divindade. d) por um acento cada vez maior do valor conferido ao discurso de cunho religioso. e) pelo ateísmo radical dos pensadores gregos, sendo Sócrates, inclusive, condenado por isso.


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4(UFPR - 2019)Número Original: 2Código: 7945476

Segunda Fase

Considerações filosóficas relacionadas com o julgamento de Sócrates e sua defesa .f
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Questão de Vestibular - UFPR 2019
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— Logo, se acredito em demônios, estes ou são uma sorte de deuses — e eu teria razão afirmando que estás propondo uma adivinha por brincadeira, dizendo que eu creio em deuses em vez de crer em deuses, pois que acredito em demônios — ou são filhos de deuses, uma sorte de bastardos, nascidos de ninfas ou de outras mulheres a quem os atribui a tradição — e que homem pode acreditar em filhos de deuses e não em deuses? Seria a mesma aberração de quem acreditasse serem os machos filhos de éguas e jumentos, sem crer em éguas e jumentos. (PLATÃO. Defesa de Sócrates. Trad. Jaime Bruna. Coleção Os Pensadores. Vol. Il. São Paulo: Victor Civita, 1972, p. 19.) De qual acusação Sócrates está se defendendo na passagem acima e em que sentido essa acusação poderia ser interpretada como “uma adivinha”, segundo Sócrates?


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