No fragmento a seguir, o autor explora conceitos químicos na
forma de poesia:
Químico apaixonado
1 Suapresença é “C2Hs50H(D+302(g) — 2C02(g)+3H20(g) ” de sentimento
2 Eexplosao de “C6Hi206(aq)+602(g) > 6CO2(g)+6H20(l)+ ATP”
2
3 É E o de pensamento
PS AN,
O O
4 Sinergia
5 Sua ausência, meu desalento
6 “AFe(s)+302(g)—>2Fe203(s) ” o meu ser
7 Um modelo incompleto, aa Vv
8 Impede-me de viver he esa of
“ee, o
9 Morte em pleno deserto.
Wilmo Ernesto Francisco Junior, Ciência em prosa e verso - Acepipes para
quem ousa gostar (ou ensinar), 2018 (adaptado), apud Lopes, M.J.M.
Dissertação de Mestrado, 2019. Disponível em
http://www.repositorio.ufal.br/.
Sobre os conceitos mencionados, foram feitas as seguintes
afirmações:
|. A equação química mostrada na linha 2 pode ser associada à
liberação de energia, pois corresponde à reação de
fotossíntese com consumo de gás carbônico.
Il. A equação química apresentada na linha 6 representa uma
reação na qual o número de oxidação das espécies é alterado,
sendo associada a corrosão.
Ill. O modelo incompleto referido na linha 7 refere-se ao
proposto por Thomson, que identificava a presença de
partículas com carga negativa dentro de uma esfera.
Está correto o que se afirma no(s) item(ns):
(A) |, apenas.
(B) Il, apenas.
(C) le III, apenas.
(D) Il e III, apenas.
(E) | Ile ll.